quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Quem pegou ajuda do governo japones, pode tirar visto no Brasil? Sim, a partir de 15/10/2013

 
1305334_662676233745369_1758571075_n
Liberaram enfim, em 15 de outubro de 2013 todos que pegaram ajuda poderão fazer a solicitação de visto para o Japão, abaixo tem o link com as novas exigências para slicitar o visto para quem é descnednete de japones, seus conjuges e filhos.
 
Lista com novas exigencias para o visto de quem pegou ajuda
Visto para nissei – Adicionar o contratode trabalho de um ano
Visto para sansei – Adicinar o contrato de trabalho de um ano
Conjuge de nissei, esposo(a) de segunda geração de japonês
Conjuge de sansei, esposo(a) de terceira geração de japonês
 
Abraços a todos s obrigado pelo apoio.
 
 
Era para ser em abril de 2012 a saída dos vistos do pessoal que pegou ajuda… (Já estamos no fim do mes de agosto de 2013, expectativa em alta, e muita frustração por parte de algumas pessoas devido a falta de um comunicado, mas ja saiu um visto de turismo em Curitiba  e mais um visto com certificado de elegibilidade para uma moça, e mais um esta a caminho, para ser solicitado visto no Brasil.)
Os consulados do Japão espalhados pelo Brasil e a embaixada japonesa em Brasília, estão recusando entrada de visto para quem pegou ajuda do governo japonês para retornar ao Brasil no auge da crise financeira mundial (kikoku shien jigyoo). Pelo seguinte motivo: a condição para se conceder a ajuda, era que o interessado aceitasse não voltar ao Japão por três anos, permanecendo em seu país de origem (nesse caso, o Brasil). Existem boatos (não confirmados) de uma pessoa que conseguiu o visto emitido em algum consulado japonês no Brasil, porém, na chegada ao Japão, este foi barrado na entrada e deportado para o Brasil, sem direito a entrar no país o que acaba comprometendo uma nova tentativa de conseguir o visto quando acabar o prazo para permanecer no Brasil.
Sendo isso boato ou não, o ideal para todos, é esperar o tempo combinado e depois tentar o visto normalmente.
passaporte japonesExistem pessoas e algumas agências que estão prometendo conseguir tirar o visto para quem pegou ajuda do governo e pegando dinheiro antecipado e depois dizem que não deu, não é aconselhável aceitar essas condições, pois o consulado japonês só cobra a emissão do visto caso este seja emitido no passaporte, se não der, eles não cobram, não existem agências ou intermediadores que possam fazer isso de outra forma pois o único meio de emitir o visto é através do consulado japonês que vai acatar as regras que foram estipuladas na época do acordo, por isso, não existe meios de emitir visto japonês para quem pegou ajuda do governo japonês na época da crise. Os consulados japones e a embaixada aceitam entrada de vistos para visitas a parentes ou em casos de urgências (doenças de parentes etc…) porém este visto é autorizado pelo Japão, e o consulado apenas concede a autorização caso o Japão decida pelo sim. 
Facebook
NOVIDADES SOBRE QUEM PEGOU AJUDA DO GOVERNO JP
 
Julho/2012 – Cosulado japonês começa a demorar  devolução do visto de sansei,(terceira geração) o que é para demorar 6 semanas em muitos casos passa de dois meses e nada de ser liberado. (leia)
10/04/2012 – O Consulado de São paulo não tem data para poder receber os visto do pessoal que pegou ajuda, como não veio nenhum comunicado do Japão, nem quem compeltou os três anos, poderão fazer solicitação do visto por enquanto, pudera o mercado de trabalho não está nada fácil por lá.
Novembro/2012 – A Kyodo News, uma agencia de Noticia do Japão comeca entrevistas com varias pessoas que pegaram ajuda para fazer uma matéria que será lançada apenas no Japão, esperamos que isso ajude à ter uma resposta das autoridades.
Janeiro de 2013 – Talvez já seja um bom sinal…uma senhora do Paraná, no Sul do Brasil, que pegou ajuda do governo japones para vir para o Brasil,  deu entrada no visto de turismo e conseguiu tirar depois de tres meses, em janeiro de 2013 o visto dela foi lilberado, ela escreveu uma carta ao consulado explicando o motivo da ida e o consulado enviouo o passaporte para o Japão junto com a documentação,  depois de 3 meses o visto foi liberado, o visto´dela é de turismo, para curta permanencia (90 dias) mas já é um alívio, pois é a primeira vez que alguem consegue este tipo de visto no Brasil.

Agosto de 2013, mais um visto japonês sera liberado par auma moça de centro oeste que pegou ajuda, este visto sera liberado com o certificado de elegibilidade  que foi emitido no Japão neste fim do mês, as cosias estao começando a melhorar aos poucos.

Para quem não consegue acessar as páginas dos comentários, segue abaixo os links de todas as páginas .
Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Página 5 Página6
Página7 Página8 Página9 Página10 Página11
Pagina13 Pagina14 Pagina15 Pagina16 Página 17  
Comunidade no Orkut voltada aos beneficiados que pegaram a “ajuda” do governo japones para voltar ao Brasil na época da crise financeira mundial e hoje sofrem com a espera e se alimenta com a perspectiva da volta. http://bit.ly/jwmuZz
 
yahouugroups Bate papo sobre visto japones
Criado para auxiliar a todos a conserguir tirar o visto japones, nos consulados do Brasil, com informações sobre alternativas possivel uando houver alguma dificuldade para conseguir o visto no Brasil. CLIQUE AQUI
 
 
facebook Bate papo sobre visto japones
Criado para auxiliar a todos a conserguir tirar o visto japones, nos consulados do Brasil, com informações sobre alternativas possivel uando houver alguma dificuldade para conseguir o visto no Brasil. CLIQUE AQUI

3.235 comentários:

  1. Yan, bom dia, que legal ler seu post, assim como os outros.
    O legal e que a gente se expõe (de certa forma) se solidariza, briga, reclama, elogia, ri pra caramba, se apaixona (anônimo anônimo aiaiai), agora deu para ter fa clube e ciúmes (óó páái).
    Tem gente achando que os visto estão sendo cancelados pelo consulado japonês ou dizendo que o visto não vai sair se alguém solicitar, ma no consulado os atendentes informaram que não tem nenhuma instrução em relação a isso e que o governo japonês tem outras preocupações no momento (eu concordo) e o resto são tudo boatos, a única coisa que eles alertaram é que quem solicitou o visto e não quiser viajar é só ir ao consulado e pedir o cancelamento e nem precisa pagar a taxa, o que acho muito justo. Eu só queria pedir para quem tem parente que esta indo para o Japão que o momento não é o ideal, ontem 17/03/2011 veio um casal na agencia dizendo que eles queriam ir a qualquer custo pois agora vai falta mão de obra e que eles querem fazer muito zangyou, eu não sei se conseguiriam, mas a situação por lá e tão tensa que as empresas estão pedindo para o pessoal ficar em casa e estão demitindo mesmo pois não tem como ter trabalho (claro que isso não ocorre distante da região do vazamento). E uma coisa Curiosa, um cliente ligou para pedir para voltar pra cá e achasse uma passagem para ele, ele falou comigo com a web cam e estava visivelmente abalado, eu disse que era para ele sair de Narita, pasmem, ele disse: "Cori gomem, estou tão atordoado que não sei onde fica narita" ele trabalha ha onze anos no nihon, eu acho que as pessoas que estão longe não tem como perceber o impacto psicológico disso tudo. Então vendo isso tudo e o monte de noticias que eu ouço falar aqui o dia inteiro, me força a pedir, NÃO VÃO PARA O JAPÃO AGORA.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  2. Yan...Shigoto...esse blog tem de tudo mesmo!!! reclamações, discussões, elogios, informações (Que desde já agradeço, pois vcs sempre nos mantém bem informados!!!)
    Quanto as brincadeiras e elogios dos anônimos, fico muito lisonjeada. Faz a gente rir, se alegrar e por alguns minutos deixar de pensar nessa tragédia toda que aconteceu com nosso querido Japão. Um grande abraço a todos!!! FABI.

    ResponderExcluir
  3. Estou Feliz por meu filho está em Toyohashi-shi e disse que a toyota de la vai começar agora segunda fgeira e que la não ta faltando nada os super mercados estão cheios e a noticia e que a radiação baixou la na usina,e ja comecaram a fazer as limpesas para começar a reconstruir as cidades.que bom espero que eles ,chame os que pegaran ajuda ,para ajudar.

    ResponderExcluir
  4. Banco Mundial: PIB japonês voltará a crescer no 2º semestre de 2011
    21 de Março de 2011 • 01h30

    Noticia



    O terremoto e posterior tsunami que castigou o Japão este mês provocará uma contração de sua economia, mas a desaceleração será temporária e o país voltará a crescer no segundo semestre deste ano, previu hoje o Banco Mundial (BM). O organismo, que divulgou neste domingo seu relatório atualizado sobre as economias do leste asiático e do Pacífico, não deu uma projeção numérica da potencial contração ao sustentar que "é muito cedo" para uma avaliação completa

    ResponderExcluir
  5. Pessoal,tudo bem?Shigoto,como vai? Gente,algumas semanas atrás,dentro das minhas pesquisas endossei com precisão a estimativa do Shigoto, que: o segundo semestre deste ano em diante,seria o momento ideal de retorno aos que não estivessem atrelados ao tempo da "ajuda"(aliás as recordações de "ajuda" fazem hôje,que quando alguem me fale "posso ajudar?" eu venha dizer,não obrigado!se nescessário solicito!).*rs*.Pois bem,pronunciamentos de autoridades,estudiosos,economistas,fazem com que aos poucos possamos ter mais certêza em tal possibilidade e vou além,penso que no segundo semestre do próximo ano,a situação para todos nós estará em seu melhor momento.Yan!! mas existem muitos retornando ao Brasil,tem certêza do que diz?? Sim tenho! Pois este povo que estão regressando em sua grande maioria já estão desgastados fisicamente e psicologicamente pela crise de 2008 e pelas pressões subsequentes e claro pela última catastrofe,alem de estarem recebendo pedidos de retorno,por parte de familiares.Tenho amigos em Toyohashi,Anjo,Karya,Okazaki e Nagoya.Estes me dizem que não retornariam este ano ao Brasil,pois quando começarem a reconstrução a economia vai aquecer e que é um bom momento para rever as percas do período da crise.Os mesmos não estão passando fome,não estão desempregados,houve uma parada técnica por medida de segurança,mas foi momentaneo,não houve demissões.Tem muita gente voltando ao Brasil!espero que estes tenham sucesso,mas lamento dizer,que o período de readaptação em nosso país é algo em torno de 3 a 5 anos.Tres anos é o tempo ideal,para se poder responder a si mesmo,conseguirei viver no Brasil ou não?.Conheço pessoas que voltaram como todos nós e que hojê,passam sérias dificuldades,tanto sociais quanto financeiras.Como ja citei,as vezes não é só abrir um negócio e ver dar certo ou conseguir um bom emprego.Mas existem outros pontos que vão pesar muito.Estes são educação,segurança,estilo de vida,vicios e costumes no meio profissional ou empresarial que muitas vezes são desiguais e injustos.Alguns me perguntam: Depois deste desastre você pensa em voltar ainda? Sim,penso! Esta é minha respósta.No Brasil,muitas pessoas morreram carregadas por rios,córregos e enxurradas durante o período das chuvas.Terremoto? horas...quantos que não morreram soterrados com desbarrancamentos de areas e rodovias!Desemprego? infelizmente posso dizer que se estivesse voltado confiante em conseguir um emprego descente aqui no Brasil,eu estaria perdido eu tive que criar meu emprego.Sendo assim afirmo que: O mundo em geral anda arriscado,assim como morrem pessoas em Tsunami no Japão,tambem se morrem pessoas no Brasil,por enchentes. Só que existe um diferencial: No Japão morrem vitimados pela naturêza,já no Brasil morrem por descaso das autoridades com o povo e a infraestrutura das cidades.Espero que tenhamos uma ótima semana.Não desista de seus objetivos jamais.Mas mova-se enquanto não se chega até eles.

    ResponderExcluir
  6. PALMAS PARA O SEU INCENTIVADOR COMENTARIO.

    O comentário da "ajuda" sempre entre aspas claro. Me fez lembrar estes atendentes de hipermercados brasileiros que andam em patins esscrito "posso lhe ajudar" mas eles passam tão veloz por voce que chego a duvidar da sua eficácia. (mera coincidência)

    Bem lembrado o seu cometário sobre o objetivo de ir ao Japão (não desistir) realmente tem que ser mantido, mas hoje, (final de março) estou pensando o que irão fazer estes brasileiros que na intenção de deixar a poeira (radioativa) passar, estão voltando para o Brasil aos montes, atendi uma familia neste domingo (no celular mesmo) e os seis estao voltando para ca deixando tudo para trás, carro, casa, pertences, emprego, estao voltando so com passaporte e um pouco de okane e sem saber o que os espera aqui, sem nenhuma perspectiva imagino que o governo brasileiro precisaria se mover para dar algum tipo de apoio (recolocação) pois isso não é uma decisão espontanea (de cada um) é quase de sobrevivencia (do conceito próprio).
    E esperamos que isso tudo passe e o Japão (velho e bom Japao) passe a contratar e produzir
    como nunca e tenho certeza, pelo que leio aqui, não faltará pessoas dispostas a isso.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  7. NAO VEJO A HORA DE PODER AJUDAR MEUS IRMAO JAPAS.
    JURO POR TUDO QUE É MAIS SAGRADO QUE TO CONTANDO OS DIAS PRA PODER VOLTAR!!!
    NUNCA DESISTEM DOS SEUS SONHOS.
    SABADO NO TRAMPO VI UMA COISA QUE FAZIA 15 ANOS QUE NAO VIA MAIS.
    UMA PESSOA MORTA A TIROS NA RUA,CHEIA DE GENTE E POLICIAIS.
    É UMA COISA HORRENDA DE VER POIS É UMA PESSOA QUE ESTA ALI MORTA NO CHAO COBERTA POR JORNAIS E VARIAS PESSOAS PASSANDO UMAS RINDO E OUTRAS COM DESDEM,GENTE!AONDE VAMOS PARAR COM ISSO.
    OLHA,TEM TSUNAMI,TERREMOTOS E ATE FRIEZA DA PARTE DOS JAPONESES EM RELAÇAO A PESSOA,MAIS VAMOS SER JUSTOS,DE QUE ADIANTA TER UM CORAÇAO ALEGRE SE ALGUMAS PESSOAS PREFEREM MATAR AO CONVERSAR?DE QUE ADIANTA SER UM POVO FELIZ SENDO QUE MATAMOS MAIS AQUI EM COMPARAÇAO AS GUERRAS PELO MUNDO?ESSE JEITINHO BRASILEIRO ESTA ME ENOJANDO GENTE!POSSO ESTAR SENDO UM POUCO INJUSTO COM MEU POVO,MAIS ESTA NA CARA O QUE ESTA ACONTECENDO PESSOAL.
    SEM MAIS,TENHO QUE TRAMPAR E ESPERAR PODER VOLTAR AO NIHON DE NOVO!FIQUEM COM DEUS.

    ResponderExcluir
  8. quero mto voltar este ano ainda,peguei ajuda do governo em 2009 sera que vao realmente nos deixar tirar o visto ? me ajudem quero mto voltar pro nihon...

    ResponderExcluir
  9. Eu sinceramento acho que logo o nihon deixara os dekaseguis que vieram com a ajuda voltar porque vão precisar de mão de obra e rapido..sera verdade??

    ResponderExcluir
  10. cori se tiver algum novidade poste aqui por favor estou aguardando ansioso uma noticia boa!! vindo do consulado obrigado amigo

    ResponderExcluir
  11. Olá TAI, como vai? Espero que esteja bem nessa sua aventura diaria.
    Acho que dos freqüentadores aqui o que mais vive uma realidade brasileira extrema é você, realidade dura meu camarada mas sabe que quando se faz sacrifícios sempre temos benefícios, não é verdade? Portanto não desista e muita força para você.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  12. Olá Anonimo tudo bem com você
    Está todo mundo nesta espectativa de que o governo libere o retorno de quem pegou ajuda e que surjam novas vagas. Nesta terça feira perguntamos no consulado sobre a possibilidade disso, e as atendentes informaram que "o consul não esta sabendo de nada" então vamos aguardar. De qualquer forma anônimo eu acredito que o que importa mesmo e o Japão ficar de pé e liberar a entrada de todos novamente (mesmo no prazo) com bons salários e a estabilidade de sempre, claro que se isso acontecer o mais rápido possível seria bem interessante para todos. Mas existe muitos brasileiros lá (e outros estrangeiros) que etão vindo embora e estão assutados coma situaçao, eu acredito que devemos pensar um pouco pois o pessoal que está no Japão presenciando essa atual situação estao voltando, entao acho que mesmo que libere imediatamente é hora de pensar.
    Assim que tiver novidades, postarei aqui.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  13. Pessoas,saudações.Sem muito para acrescentar,o post acima do meu é a maior das verdades e realidade.Este estava sendo meu maior receio até agora a contaminação nuclear se expandindo.Muitos estrangeiros tem partido do Japão,não apenas brasileiros e ou operários,mas executivos tambem.Criou-se até um apelido...a estes que estão partindo "Flyjin"(em alusão aos que pegam o próximo vôo de volta ao país de origem).Um ponto que se tornou delicado,no meu ponto de vista é algo como um tiro pela culatra.Ou sêja; o terremoto e maremoto destruiu causou danos e todos sabem muito bem que o Japão,não iria aceitar uma de suas provincias destruidas e que a reconstrução alem de urgencial,geraria muitos empregos para eles.Tendo-se mais empregos automaticamente há a nescessidade de mais serviços a prestar e a partir dai mais mão de obra(trabalhadores),o que poderia ser um bom momento para reatarmos nossas vidas com o Japão.Porem com a região contaminada,já esta surjindo um deslocamento dos residentes locais para outras regiões em busca de emprego e de reiniciar a vida.Claro que a contaminação não perdurará para sempre na região afetada,mas haverá um tempo para as coisas se estabilizarem.Vêjo que precisamos se atualizar,esquecer um pouco o tempo da "ajuda" e nos atentar a real situação do país no que diz respeito a recuperação da região contaminada.Ouvi dizer,ainda preciso me certificar que já existem pessoas de Sendai,imigrando para Gifu,buscando trabalho e uma nova vida.Detalhe: Pessoas estas,Japonêsas.Ai esta o "x" da questão,será que fábricas no sul do Japão,estariam mais dispostas a oferecerem possiveis vagas a japonêses vitímas da tragédia ou para brasileiros? Como dito acima,resta esperar e o prazo pouco importa neste momento sêja hojê ou em 2012, e o que devemos se atentar é se haverá trabalho.Eu sempre disse isto desde meus primeiros posts,é só rever.Por enquanto vamos aguardar. P.S em tempo.Vocês já pensaram na possibilidade destes terremotos e maremotos estarem sendo gerados pelo proprio homem através de dispositivos criado por forças de auto-defesa? Não? então vêjam isto: >>http://www.youtube.com/watch?v=kT-AhtSP_dE&feature=related

    ResponderExcluir
  14. Fabi...Cadê vc? Não postou mais nada!
    Estou com saudades....
    Abraços do seu fã.

    ResponderExcluir
  15. boa noite alguem tem aguma novidade sobre o retorno ao japao se vai permanecer a volta para todos em abril de 2012?alguem contactou consulado,embaixada...estamos esperando anciosos por esse dia..

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Anônimo, tudo bem?
    Por enquanto nada foi alterado, estamos esperando as coisas acalmarem para ver no que vai dar, mantenha expectativa.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  17. Nao podemos ficar parados vamos todos a Brasilia marca encontro em frente o Palaio da DILMA ,levar Bandeiras de Dekaseguis com as siglas varios Dolares Enviados para sustentar a balança comercial do Brasil,estou aguardando contatos para marcar o dia da grande manifestação GANBARE NIKEYS.quem topa

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde.gostaria de perguntar alguen ja contratou um advogado para ir até o consulado com o papel da ajuda e o passaporte para conversar com o consul,para ver o que pode ser feito,sobre a nova entrada no Japan.grato aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo,não há nada a ser feito pois o acordo de "ajuda" foi assinado de livre e espontanea vontade.Alem do que já foi confirmado que a partir de abril 2012,o regresso já estará liberado.Advogado talvez,para recuperar o visto permanente,mas só no Japão. Já em relação a manifestos em Brasilía,o que podemos dizer é que assinamos um acordo de se ausentar por 3 anos e o Japão,já acenou que após estes 3 anos,podemos voltar.Qual seria a razão do protesto?Não faria sentido.Vamos saber esperar.Abçs.

    ResponderExcluir
  20. com todo Respeito Sr. Yan,mesmo que foi feito um acordo dependendo da nescessidade de cada um,não custa nada so a despeza do advogado para conversar,e lebrando no papel de quem pegou ajuda não fala em numero de Lei,ai vale lembrar que quando não é Lei pode ser revisto.cada caso é um caso,eu por exemplo não desisto nunca,será que em 2012 ,todos serão liberados para entrar mesmo fica ai a pergunta. Grato.

    ResponderExcluir
  21. a titulo de informação veja no site IPC JAPAN,esta escrito assim/ PACOTE DE AJUDA Governo Japones explica pacote de ajuda aos Brasileiros/,neste texto publicado tem nome de autoridades que se atrapalharam ma hora de publicar sobre a ajuda,a impresão que da ,é que não existe numero de Lei para ter realizado esta ajuda.

    ResponderExcluir
  22. Se não existe número de lei para ter realizado esta ajuda. Então por favor me expliquem como ficamos? Será que dá para anular essa tal ¨ajuda¨. Aguardo resposta...Obrigado!

    ResponderExcluir
  23. Realmente ela vai afundar o Brasil... em uma semana ela sobe o alcool e a gasolina!!Semana passada o litro da gasolina estava 2,49, hj ja foi pra 2,69 aqui na minha cidade!!!!É um abuso!!!!Revoltante!

    ResponderExcluir
  24. Nossa fiquei impressionado como uma linda jovem de apenas 21 anos,esta partindo para o nihon para encontra o marido dela sorte dela que conseguiu tirar o visto,tava vendo os comentarios povo maldoso preocupando com a radiatividade mas eu pergunto pra vcs ngm aqui ficou longe de uma pessoa querida nao sabe como doi ficar longe e e sofrido ..japao realmenti nao e bem melhor que brasil?brasil e bom sim mas um salario de miseria..concordo que mesmo em crise o japao ganha do brasil facinho pois brasil e bom pra politicos e Ricos os pobre q se lasque..Boa sorte pra qm embarca uma esperança e um sonho

    QUEM QUISER VER A ENTREVISTA ESSE E O LINCK E DO SITE DA G1...

    http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2011/04/sobram-vagas-de-emprego-no-japao-afirmam-agencias-do-brasil.html

    ResponderExcluir
  25. Bom dia! Por vafor, gostaria de um esclarecimento: eu ouvi dizer que devido a esta grande tragédia que ocorreu no Japão recentemente (terremoto, tsunami e problema nuclear), muitos estrangeiros estão retornando ao seu país de origem (inclusive brasileiros) e está começando a faltar mão-de-obra no mercado de trabalho japonês.... e que de agora em diante a demanda principalmente no setor de construção civil aumentará por causa da reconstrução das cidades..... e portanto, o governo japonês estaria estudando a possibilidade de cancelar a proibição de concessão de visto aos brasileiros que retornaram ao Brasil com a ajuda do governo japonês (o período de 03 anos sem poder regressar ao Japão).... os senhores sabem de algo sobre isso? a informação procede? Por gentileza, preciso de esclarecimentos sobre o assunto.... inclusive, se o retorno ao Japão, em caso de respeito aos 03 anos de probição de retorno, é da data da promulgação da lei, portanto, em março de 2012 já venceria o prazo da proibição e logo em abril de 2012 já seria possível retornar ao Japão....é isso?

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Olá pessoas!!tardes ensolaradas não? Bem vamos lá....Aichi,Mie,Shizuoka.Várias empresas ligadas diretamente ou indiretamente as grandes montadoras,estão suspendendo as atividades,dispensando funcionarios temporariamente ou tendo trabalho apenas umas 3 vezes por semana,algo muito semelhante ao inicío da crise financeira em 2008/2009.Setor alimenticío segue com algumas reduções em horários e dias trabalhados e compactação de pessoal.Vários brasileiros,planejando o retorno ao Brasil,por motivo destas paralisações,entenda-se que muitos fizeram grandes esforços para atravessarem a crise e quando o país apresentava folegos de melhoras,repentinamente é afetado drasticamente pela catástrofe.As informações que possuo,é que existe um sentimento muito grande de incertezas e inseguranças por parte das pessoas.Um amigo meu esta ganhando só para pagar habitação e comida.Internet,gasolina,TV,cafézinho,celular etc, está cobrindo com o que juntou antes dos problêmas que o país enfrenta.Já esta programando para voltar junho,e ficar por aqui um ano,para esperar alguma melhora,pois os gastos que esta tendo por conta estão em torno de 1.300 reais por mes.Reeconstrução áreas atingidas: Ainda não há um plano,estudo,definido de inicío as obras a qual estrangeiros estêjam diretamente envolvidos ou sendo planejado contratações e ou convites para ingressarem nas obras.Curiosidade,este meu amigo disse que se haver vagas imediatas para obras nas areas a reconstruir ele não estaria planejando retorno,se mudaria para a região nescessitada.Existem ainda pessoas indo,mas na maior parte com algum aval suporte de parente ou amigo,mas sabendo do alto risco.Um proprio conhecido que é agenciador me confessou que suspenderam apresentações de empregos,pois eles correm um risco alto de financiar o candidato e não haver trabalho e perderem dinheiro na transação.Sinceramente mesmo aos mais anciósos,acho um péssimo momento para se articular um retorno.Acredito que teremos que atravessar mais este ano aguardando è triste mas é uma realidade..Abçs.

    ResponderExcluir
  27. **Protesto em Brasilía**

    O governo japonês,foi muito claro em dizer que passado o impacto da crise financeira e a recomposição da economia, os que aceitaram a "ajuda" poderiam voltar inclusive até mesmo antes dos 3 anos,tudo dependeria não da vontade das autoridades,mas sim da resposta da economia.Existem pessoas que podem dizer: "Mas eu tenho emprêgo"! Está bem... entendo,porem não é bem assim que as coisas funcionam,uma ou dez pessoas podem ter emprego garantido,mas e os outros milhares que voltaram será que tem emprêgo tambem? Como sabemos o Japão,é muito movido pelo "coletivo" o grupo e não pelo individual.Imagine,que façamos uma delegação e representação junto ao governo brasileiro e o mesmo solicite uma revisão neste acordo e o governo japonês,aceite revisar antecipar o prazo.Pois bem,sei que muitos não tem para aonde ir,emprego e dinheiro para pagar passagem rumo ao Japão.As agencias,estão muito cautelósas neste momento em recrutar mão de obra,sendo assim do que adianta ir agora e ficar por lá do mesmo geito que estava quando resolveu aceitar a "ajuda".Como citei acima,meu amigo esta ganhando apenas para pagar aluguel e comida.Outros gastos,gás,luz,estacionamento,gasolina,internet,produtos de higiêne,telefone etc,está arcando do próprio bolso.Juntando estes gastos ele está desembolsando uns 1.500 reais ao mês para continuar no Japão.Dentro destas condições deve-se pensar no tempo que se está perdendo,não pode nem passear para não ter mais gastos.Vamos ter mais calma e coerencia.Boa sorte!

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde a todos!!Concordo com o Yan, não adianta tentar fazer um protesto em Brasilia, o maximo de pessoas que iriam pra la caberia num onibus..... não estou menospresando nada, mas mtos aqui trabalham e moram longe de Brasilia.
    Outro motivo é que nós assinamos o papel conscientes de que so poderiamos voltar depois de 3 anos!!!! Eu fico meio revoltada com o pessoal que não tem paciencia e quer voltar de qualquer jeito, ficam questionando as pessoas desse blog e sendo ate "grosseiras"... mas entendo o lado de cada um pois tbm não estou me acostumando aqui. Mas tenho consciencia e me arrependo de ter pego essa bendita "ajuda"....
    Mudando de assunto, tenho uma prima em shizuoka e um cunhado em aichi, ele e mais 40 pessoas levaram kubi, ja na fabrica da minha prima estao tendo yasumi direto.
    Espero que tenhamos paciência, que este ano passe logo, que o Japão se reconstrua e que possamos embarcar ano que vem tranquilos e com a certeza de que aquele "velho" Japão va nos acolher de novo!!!
    Um abraço a todos!!

    ResponderExcluir
  29. é por isto que eu gosto muito deste site. todo mundo participa com a sua opinião, e assim o tempo vai passando e logo chega abril de 2012,gostaria de elogiar mais uma vez o shigoto .com e quando todos nos voltarmos vamos nos reunir no japam e sotar Hamabi juntos par comemorar.GAMBARE NIKEYS.

    ResponderExcluir
  30. O protesto seria bem vindo caso nao tivesse uma data ainda ou se fose algo permanente, mas como foi definido prazo acordado por ambas as partes, o que nos resta no momento é cumprir, mas o que for de bom mesmo para todo mundo e que noa seja um "furo nagua" estamos aí para divulgar. A intenção é valida anonimo. Seja bem vindo.
    Quanto ao que o yan dise faz sentido, Advogano só no Japão aqui seria algo par ao ministerio das relacoes exteriores resolver.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  31. Pessoal nós da shigoto.com somos agencia recrutadora de mão de obra e mesmo assim não estamos ousando mandar niguem nesta situação, seria um tiro no pé, uma vez que a pessoa lá chegando e não encontrando a vaga prometida não teríamos condição de redirecioná-la para outra posição, e o que o Yan esta rezando aí é a mais pura realidade, não adianta ir ao Japão agora, não aconselhamos ninguém a fazer isso em san consciência neste momento, ainda mais por intermediários (agencias que me perdoem) se alguém for que seja para longe do ocorrido e por intermédio de pessoas que estão lá vivendo a dura realidade, que não está fácil nem um pouco, poderia citar casos aqui a noite inteira de pessoas que estão voltando com ajuda dos familiares pois nao tem como ter dndin suficiente para comprar passagem, neste período tsunami/radioatividade/mas noticias, o que ouço de bom é: estou trabalhando pra comer, meu Deus, nem parece que estamos falando do Japão, as vezes parece um outro pais, o duro e que com a imagem do Japão perfeito, muitas pessoas que estão aqui acham que indo pro Japão "se viram" chegando lá, pessoas não é fácil assim, o ideal é esperar, lamentar por aqui mesmo, ler uma piada sem graça, ver musicas adaptadas neste espaço, tentar "encher um onibus" para ir ate Brasilia reclamar "nossos direitos", ver o Yan ser "ácido" em algumas respostas "ei, conto com você *também* para me ajudar a responder aqui", ver muitos anônimos concordar e outros discordarem democraticamente, mas manter a expectativa, e torcer, para que o Japão melhore, mas vamos manter os pés no chão, vamos achar respostas em outros lugares com outras pessoas, nãoa creditem apenas "em um cara que faz milagre e acha um emprego perfeito na região que eu queria" perguntem, questionem e tenham cuidado.

    Abraços a todos

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  32. Meu marido pegou aquele empréstimo do HelloWork de 1 milhão e pouco(p moradia)e agr estamos qrendo voltar para o Brasil, mas naw conseguimos pagar nada dessa ajuda,pq ate hj ele naw consegui um serviço bom,soh arubaito com salário de mulher,naw dava nem p gnt passar o mes direito.Qremos ir com re-entry mas naw temos condições de ir com a pasagem e ida e volta.Sera q da p gnt ir embora ou eles podem nos barrar na imigração na saida do Japão. Eles podem nos impedir de voltar para o nosso país e nos segurar aq??
    Sera q vc sabe me informar??ou sabe d algum caso q não deixaram algum brasileiro q pegou essa ajuda ir embora??
    Mt Obrigada!!

    ResponderExcluir
  33. Não me incomoda tanto assim ver o governo na sua inocência perder dinheiro. Incomoda e dá um tremendo desgosto é ver espertinhos ganhando dinheiro fácil com isso. Dinheiro que poderia ajudar pessoas realmente necessitadas. Ao que tudo indica brasileiro tem o "dom" de conseguir fazer o crime compensar em qualquer lugar do mundo.
    E agora quer voltar para o Brasil sem ter pago nenhum tostão do empréstimo!!vcs podem ate conseguir ir embora p/ o Brasil, mas pra voltar ai não sei se vcs vão conseguir tirar o visto.
    O governo japanones errou feio ,em vez de dar uma vassoura e uma enchada "trabalho" deu dinheiro vivo nas mãos dessas pessoas inconsequentes ,jeitinho brasileiro de se safar!!pelo jeito a hello work não vão ver a cor desse dinheiro nunca.que vergonha!!

    Ass. vergonha de ser Brasileiro.

    ResponderExcluir
  34. Well...mais uma tarde ensolarada....Bem vamos lá!!!O empréstimo para alugar e pagar alguns meses de aluguel não tem absolutamente nada haver com o ministério do exterior.Ou sêja,as autoridades que zelam pela entrada e saída do país,não são responsaveis por divídas e ou empréstimos cedidos.Este empréstimo é de inteira reponsabilidade da cidae/província que concedeu.Ou sêja:o beneficiario,não terá sua saída barrada do país,tão pouco negado o direito de re entry,pois o empréstimo foi concedido pela província/cidade e não pelo ministério da justiça e ou relações exteriores.O que acontece é que o nome ficará ativo na lista de DEVEDOR e sofrerá futuras restrições.A melhor opção é com a mesma coragem que foi solicitar o empréstimo,tente tambem voltar e explicar o que esta contecendo a situação e como proceder.Sou contra quem abandona,CARRO,APARTAMENTO,DÍVIDAS,no Japão.Além de sujar o próprio nome e o da familía,posteriormente causa dificuldades aos que ficam ou aos que ainda entrarão no país.Quanto ao governo ter dado,emprestado dinheiro,não há erro nenhum! errado é quem pensa que foi uma boa ação que o governo é bonzinho,santa ingênuidade!!Bem melhor dar 300.000 ou emprestar 1,0000 de Yenes do que ficar pagando salário desemprego aluguel escola e saúde por 1 2 ou 3 anos.Um dos motivos que levaram o governo a ajudar a voltar e emprestar dinheiro foi,não criar bolsões de miseráveis.Melhor varrer do que ficar ajuntando,jogando perfume.Lamento ter que dizer assim,mas é a relidade.Faça as contas 100.000 Yenes mês seguro desemprego X 12 meses= 1.200.000,00 não seria mais vantajoso dar 300.000,00? ou emprestar um milhão e abrir a possibilidade do indivíduo ficar mais um pouco e partir?Eles já cederam sabendo que o risco de percas total era altissímo.Em tempo podem ir embora que este empréstimo é problema entre vocês e cidade.Se assim não for podem voltar aqui e me cobrar explicações.Abçs.

    ResponderExcluir
  35. alguem entrou novamente em contato com o consulado para saber se poderemos voltar em abril de 2012 mesmo???mande noticias..

    ResponderExcluir
  36. por favor preciso de uma informacao ,uma amiga me falou que se o meu marido for ao consulado ou imigracao la no japao ele consegue fazer o pedido p trazer eu e o meu filho para la,no caso nos pedimos ajuda do governo,isso procede???me ajudem...

    ResponderExcluir
  37. Sobre o não pagamento dos débitos...
    Olá Anonima, boa noite

    A situação realmente e meio complicada que chagamos a achar que "pegar dinheiro é uma solução" e as vezes nem é. Bom você consegue vir para o Braisl sem o menor problema mas mesmoa assim os debitos continuam quando você voltar tera que arcar com eles, (conforme disse o Yan) agora algumas provincias estao com as informacoes unificadas com o governo entao debitos municipais e estaduais estao sendo cobradas no Braisl atraves do Itamarati, quando eles conseguem localizar a pessoa aqui no Brasil, (isso é bem díficil, mas faz parte de um acordo entre os paises) só para lhe avisaar.
    Sabemos que não fazemos certas coisas por opção e sim por pura necessidade, boa sorte para voces e espero que tomem a decisão mais acertada.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  38. Anônima, me desculpe a sinceridade, se o seu esposo for na imigração pedir para voce voltar sendo que pegou a ajuda, eles vão pedir para eles ler direitinho o acordado na época da "ajuda" concedida. Não vai ter jeito pois a solicitação deve ser feita atraves de você aqui no Brasil e não atraves de seu esposo no Japão, mas memso você vindo ao consulado japones eles vão pedir para você esperar o prazo, o ideal é você "se aquetar" e ficar por aqui esperar o tempo passar (devagar infelizmente) como todos. Agora lhe confesso um segredo, estou começando a não gostar da palavra "ajuda".
    Qualquer duvida mande uma pergunta aí anonima, fique a vontade.

    Shigoto.com Agencia de Turimso

    ResponderExcluir
  39. Gostaria de Saber eu sou BRASILEIRO sem descendencia de Japonês e morei no Japan 20 ,anos é claro minha esposa e Nissei,e meus filhos Mestiços fui com 27 anos,hoje tenho 49 estou a dois anos aqui, é normal gostar mais do Japan do que do Brasil.ou alguma coisa ta errada.aguardo resposta,a todos um bom dia e lute pelos seus ideais.

    ResponderExcluir
  40. Noticias de ultima hora,meu filho esta trabalhando na toyota /Aichi e la eles tão trabalhando uma semana e folgando uma semana e disse que a situação la perto da uzina é critica ja estão evacuando a area e parece que vão inutilizar a uzina pois radiação realmente é alta.

    ResponderExcluir
  41. Olá Anônimo.
    Você não esta só neste "barco", por questão de preferencia tem bastante pessoas que gostam muito do Japão, devido a todos os beneficios que ele proporciona, (estabilidade, seguranca, educação, historia etc...) a ponto de colocar ele como "seu páis" e acho corretissimo, mas o Brasil certamente tem bastante qualidades, acho que todos aqui tem é muita sorte, de poder ESCOLHER.

    Grande abraco pra voce e seja bem vindo.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  42. Olááá´...pessoas! Depois de um pastel,nada melhor que outro pastel!*rs* Vamos lá....Meu amigo chegou a 10 dias no Japão e está trabalhando normalmente.Foi para Osaka,terminamos de nos falar agora.Disse que a preocupação e atenção das pessoas de lá etc,mas que a vida continua...Pessoal um detalhe muito legal importante....na crise este meu amigo fez um curso de massagem enquanto estava desempregado.Como as coisas não se normalizaram ele voltou ao Brasil sem a tal da "ajuda" e aqui estudou mais alcançou a certificação em massoterapia. Embora os conceitos sejam um pouco diferentes nos dois países,o curso básico que ele fez no Japão,foi de muita utilidade para adaptar o que aprendeu no Brasil.Me sinto feliz por ele e ressalto mais uma vez,para aproveitarmos o tempo de dupla espera.Existem cursos de auxiliar de enfermagem/cuidado de idosos quase que grátis em SP na Cruz Vermelha.Eletrecista tambem esta disponivel em um programa de qualificação profissional do governo e tambem há curso de operador de empilhadeira.Sei que alguns podem dizer: Mas no Japão, existe um diferencial nas profissões etc.Sim,mas um curso por lá para se adaptar não é longo nem impossivel.Acho que mesmo com todas dificuldades este é um bom momento para o aprendizado que pode fazer uma grande diferença no retorno.Esta sobrando pessoas para apertar botões ou por alimento em marmitas.Tenham fé e calma que tudo isto vai passar.Uma outra dica pouco explorada é hotelaria em Okinawa,embora paguem muito pouco ainda há como se empregar,pois é um dos únicos lugares que o brasileiro ainda tem um bom conceito.Pratiquem 日本語 nem que seja com os mais antigos(avós,etc)pois ao voltar creio que os que vão se dar bem serão aqueles que não seguirão para os mesmos lugares anteriores e empregos costumeiros.Abraços.

    ResponderExcluir
  43. Bom dia Yan, obrigado pelas dicas
    Essas partes de indicações de emprego, é muito legal para "nortear" o pessoal que não sabe onde comecar a procurar (sos que estão lá e os que estao aqui e vão pra lá de qualquer jeito) Em Okinawa que é um destino ainda não muito divulgado aqui no Brasil como opção emprego, é uma boa dica para se procurar algo pessoalmente ou atraves de amigos, mas a parte masi interessante do meu ponto de vista do que você divulgou, é o nihongo vou tentar bolar uma apostila aqui para a gente deixar disponivel par ao Pessoal ir treinando, afinal, toda ajuda é bem vinda acho.
    Obrigado pela colaboração sua e de todos.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  44. OI GENTE.TUDO BEM COM VCS?
    BOM.COMIGO ESTA TUDO INDO BEM.MES QUE VEM VOU PASSAR DE COBRADOR A MOTORISTA.SE DEUS QUISER O TEMPO TB VAI PASSAR E LOGO LOGO VOLTAREI DE ONDE EU NUNCA DEVERIA TER SAIDO.
    ONTEM VI UMA NOTICIA QUE ME DEIXA UM TANTO PREOCUPADO EM RELAÇAO AO CRESCIMENTO BRASILEIRO,COMO TODOS SABEM A COPA DO MUNDO SERÁ DAQUI Á 3 ANOS NE?OK, VI PELO JORNAL QUE 10 AEROPORTOS DAS CIDADES SEDES NAO ESTARAO PRONTOS NEM NA COPA,POIS A DEMANDA SERÁ 10 VEZES A NORMAL.PENSEM UM POUQUINHO COMIGO,COPA DO MUNDO NADA MAIS QUER DIZER DO QUE O MUNDO ESTRÁ DE OLHO NO BRASIL CERTO?ENTAO,VC ACHA QUE O GOVERNO JA ESTA PROJETANDO ESSA MÁ NOTICIA PRA QUE HEIN?
    CLARO,COMO VAI TER COPA DO MUNDO O GOVERNO TEM POR OBRIGAÇAO A TER TODOS OS AEROPORTOS PRONTOS CORRETO?
    AI ENTAO LA VEM...
    OBRAS SUPER FATURADAS,POIS ELES VAO DAR UM JEITO DE ESTAR TUDO PRONTO CLARO,MAIS COM TUDO SENDO COMPRADOS PELO MENOS 10 VEZES O PREÇO QUE SERIA SE NAO TIVESSE PRESSA, DAI ENTAO ROUBALHEIRA DE UM MONTE DE GENTE,POIS CADA UM NO SEU SETOR VAI QUERER COBRAR 10 MAIS CARO PRA PODER TERMINAR O SERVIÇO,CONSTRUTORAS,FABRICAS DE MATERIAIS,PESSOAS PRA TRABALHAREM ETC...
    NA AFRICA TEVE GREVE,VCS ACHAM QUE POR AQUI TB NAO VAI TER ALGO PARECIDO?ENGANE-SE QUEM PENSAR AO CONTRARIO,NESSE SENTIDO ME DA RAIVA DESSE PAIS QUE AS PESSOAS SÓ PENSAM EM SI MESMA INDEPENDENTE DE QUEM VAI PAGAR AS CONTAS NO FINAL,PRA VARIAR VAI SOBRAR PRA NÓS.
    LEMBRO DA COPA DE 2002 NO JAPAO E NA COREIA,ESTAVA NA TAILANDIA QUANDO COMEÇOU A COPA,MAIS DEPOIS DE UMA SEMANA VOLTEI AO NIHON E VI ALGO QUE NUNCA VOU ME ESQUECER,ESTAVA EM TOKIO E VI VARIAS PESSOAS ESTRANGEIRAS,POIS ERAM MUITO MAIS DO QUE O NORMAL CLARO QUE ESSAS PESSOAS ERAM TORCEDORES DOS SEUS PAISES,TODO MUNDO ANDANDO DE LA PRA CA,PEGANDO TREM TAXI,INDO E VINDO DO AEROPORTO,E OLHA QUE SE MEXERAM EM ALGO NOS AEROPORTOS COM CERTEZA FIZERAM BEM ANTES DA COPA,FOI TUDO NORMAL SEM ROUBALHEIRA E FRAUDES,DEU TUDO CERTO AGORA AQUI ALGO DE ANORMAL COM CERTEZA VAI ACONTECER.NA BOA GENTE,NAO ME CHAMEM DE PESSIMISTA,MAIS COM CERTEZA MUITA COISA RUIM VAI ACONTECER POR AQUI,TENHO ATE DÓ DOS GRINGOS QUE POR AQUI PASSAREM,VAI SER UM ROUBA UM DE CA,MATA UM DE LA,ME DESCULPEM MAIS SE NAO RESPEITAMOS NEM A NÓS MESMO VCS ACHAM QUE VAO RESPEITAR QUEM VEM DE FORA?QUEM PENSAR QUE SIM ESTAO REDONDAMENTE ENGANADOS,O MAIS ENGRAÇADO VAI SER NO FINAL,O BRASIL NAO VAI GANHAR A COPA,POIS VEJO QUE O BRASIL JÁ ESTA NAQUELA DE JA GANHAMOS ESSA COPA E NO FINAL NAO VAI SER ASSIM NAO,SÓ ESPERO QUE NAO SEJA ARGENTINA.E VIVER PRA CRER.
    CLARO QUE EU ESTAREI NO NIHON NESSES DIAS,TALVEZ VENDO DE LA DOA MENOS...
    VALEU SHIGOTO,SUA BOA INTENÇAO CONTAGIA SABIA?
    VALEU YAN,VC COM SEUS ESCLARECIMENTOS NAO NOS DEIXA COMETER BESTEIRAS AQUI,VALEU MSM!!!

    ResponderExcluir
  45. boa noite,alguem entrou por esses dias em contato com a embaixada ou consulado p saber se mudou alguma coisa em relacao a todos retornarem em 04/2012??nao vejo a hora desse dia chegar,so peco a deus que consiga sobreviver nesse brasil ate la,pois ta duro as coisas...

    ResponderExcluir
  46. eu tb estou indignada com esse pais,a gente paga milhoes de impostos e nao se ve resultado ,so roubalheira ,aqui so os poderosos tem vez infelizmente,quem eh pobre tem que se conformar msm com o sistema precario de saude,seguranca,educacao,aqui aumenta um pouquinho o salario ja sobe o preco de td mem,combustivel pela hr da morte,onibus,metro superlotado,hrs de espera.La pelo menos as coisas funcionam,os impostos pagos sao bem empregados ,e consegue se ter uma vida digna,td mundo consegue obter as coisas.desculpem o desabafo mas td dia fico amargurada por ter pedido essa ajuda ,nao esperava de verdade que as coisas aqui no brasil seriam tao dificies...so espero que esse dia de voltar chegue bem rapido tb.abracos a todos os guerreiros que estao nesse mesmo barco...

    ResponderExcluir
  47. Anônima:

    Olá!poxa,realmente eu entendo o que você sente e esta passando.Não temos como volver ao passado o que foi feito não adianta lamentar,mesmo porque entendo que até então esta tenha sido a melhor opção naquele momento a "ajuda".Vou ser sincero,possuo amigos que ficaram no Japão,mas dentro de condições muito severas ou sêja:O psicológico e emocional completamente abalado pela falta de segurança em relação ao futuro e até mesmo o despreparo total para retornar e recomeçar no Brasil.Não pense que por ter aceitado a "ajuda" e retornado ao Brasil,foi um grande mal merecedor de total arrependimento pois não é assim.Existem muitas e muitas pessoas que ficaram por lá na época não por força ou amor ao país,mas simplesmente por não ter como reiniciar a vida em sentido algum no Brasil.O pior de tudo não são estes 3 anos,mas para mim é esta atual situação pois tenho recebido mais noticías de pessoas que estão em casa como no tempo da crise e alem de estarem em casa tambem estão assustadas com mais tremores e riscos de contaminação.Logo tudo isto vai passar já estamos em maio,mais 6 meses já tem como começar a providenciar as papeladas.A melhor orientação que posso dar é a de no minímo não esquecer o que já sabia de japonês e começar a direcionar os olhos para outras regiões e atividades que não sêjam aquelas que todos sempre estiveram focados.Comece a pensar em Kinki,Chugoku,Kyushu.Pense tambem em,denkigijutsu sha,kangoshi,massāji shi,uketsuke.Tenha calma,não ocupe sua mente com o que já foi feito mas sim com o que você poderá fazer.Desêjo sinceramente toda força e sorte do mundo.Abçs.

    ResponderExcluir
  48. Tai:
    Obrigado pelas menções positivas que sempre faz em seus posts.Me preocupo com todos aqui da mesma forma que preocupo comigo mesmo pois sei que todos aqui tem sofrido ou já sofreram o suficiênte,por ter aceitado esta "ajuda".Fico orgulhoso em saber que você está se esforçando dentro de sua nova profissão e evoluindo nela tambem.O melhor motorista é aquele que consegue conduzir a vida e você tem feito isto com muita qualidade.Parabens!

    ResponderExcluir
  49. ola alguem tem alguma novidade ,noticias sobre o nosso retorno ao japao?nao aguento mais ficar aqui .............socorro..........rs

    ResponderExcluir
  50. Estou com vc anônimo. eu tambem estou contando dias para o retorno e digo confia em Deus e logo tera uma supresa. o meu Deus o unico Deus pai de todos nos levara de volta de onde nunca deveriamos ter saido. terremotos tsunami tornados nada é pior doque acontece aqui no brasil terra de ninguem .estou sem megane por isso não sei nem como escrevi me desculpem.

    ResponderExcluir
  51. bom dia gostaria de desejar a todos vcs uma otima semana santa e uma pascoa repleta de amor,rezemos para que na proxima pascoa estejemos no japao se deus quiser ,ai vamos marcar para nos reunir e comemorar muito...abracos a todos...

    ResponderExcluir
  52. U* R * G * E * N * T * E !!!

    Pessoal como todos vocês eu espero que tudo de cêrto,que todos acontecimentos sêjam superados,mas por favor,não deixem de fazer as coisas em beneficio de suas próprias vidas aqui no Brasil,pensando no retôrno do ano que vem.Porque? Vêjam aqui:

    http://www.youtube.com/watch?v=cv_DfLqs6hY

    abçs.

    ResponderExcluir
  53. oi gente tenho uma novidade para vcs,um amigo que esta no japao disse que saiu numa revista de la que esta comecando a faltar mao de obra la,e que eles estao ate pensando em dar o visto para quem pediu ajuda do governo ainda nesse ano,tomara que seja verdade...vamos ficar torcendo ne...

    ResponderExcluir
  54. TAI, bom dia

    Que legal ver um comentário seu.
    Ao contrario de muitos que ficam apenas esperando o tempo passsar, voce esta procurando alternativas e crescendo no seu segmento, parabens, e feliz da empresa aponesa que contratar você tera um funcionário e tanto, continue com esta garra, temos muito orgulho de voce, e nao podemos dizer os mesmo em relação aos organizadores da copa.
    Abracos apra você e sua familia.

    Shigoto.com Agecia de Turismo

    ResponderExcluir
  55. Olá Anônimo, bom dia (sobre a mão de obra urgente no Japão)

    Anônimo, está todo mundo com esta expectativa sobre o Japão precisar de mão de obra urgente devido a destruição, realmente a destruição foi grande, porem a região que foi destruída perto da usina não poderá ser reconstruída tão cedo pois se a radiação não dissipar pessoas não vão poder trabalhar lá, se fosse destruição causada apenas pelo terremoto, teria-se aí, muita mão de obra talvez, o problema é que na área de destruição tem uma usina seriamente afetada, então não sei se terá tanta mão de obra nesta região (construção civil), tem muita gente que esta justamente querendo ir para a região de Fukushima-ken, mas quando o nihon der uma aliviada neste sofrimento e reajustar a produção em alguns lugares, tenham certeza que precisará de mão de obra em todos os seguimentos, não apenas em construção civil.
    Abraços para você anônimo e assim que tiver novidades em relação ao visto também, eu postarei aqui sim.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  56. Yan, bom dia
    Como sempre você muito esclarecedor, ainda bem que você veio aqui ajudar com informações precisas a esclarecer a esse a tantas perguntas, alem de correr atrás do seu no dia a dia como muito aqui, vem prestar esse "serviço voluntário" apenas por se preocupar com um problema alheio, lhe faço reverência.
    Este vídeo que você postou, merece atenção de todos, quem puder dê uma olhada (by yan) http://www.youtube.com/watch?v=cv_DfLqs6hY
    que é bem interessante/agonizante/esclarecedor de se viver. O comentário que você fez sobre o TAI realmente não merecia menos, veja que ele não fica apenas o tempo passaram, esse menino vai começar a ganhar tão que não sei se ele vai para o nihon não, mas desejamos muito sorte a eles a você e a todos aqui.
    Abraço Yan.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  57. VALEU PELA FORÇA YAN E SHIGOTO,OLHA POSSO ATE ESTAR GANHANDO MAIS QUE NO NIHON,MIAS PODE TER CERTEZA QUE MESMO GANHANDO MENOS PREFIRO 10 MIL VEZES ESTAR LÁ DO QUE AQUI.
    NÃO É SÓ PELO DIN-DIN GENTE,E SIM POR TUDO QUE O JAPAO REPRESENTA NA MINHA VIDA.
    O NIHON PODE ATÉ ESTA DESAPARECENDO DO MAPA,MAIS PODE TER CERTEZA QUE MSM ASSIM PREFIRO LA DO QUE AQUI.
    É RUIM PENSAR ASSIM,MAIS NOSSO PAIS NAO NOS AJUDA EM NADA,SÓ SABEM TIRAR E TIRAR,CADA DIA MAIS E MAIS,SE DEUS QUISER EU VOLTO.ABRAÇOS A TODOS ,TENHO QUE TRAMPAR.

    ResponderExcluir
  58. Toc!toc!toc! Tem alguem aí?? Pessoal espero que todos estêjam bem.Bom...vamos lá... As últimas informações que tenho tido são bem inconsistentes para não dizer um pouco que contraditórias,alguns dizem que está complicado outros que esta melhorando mas todos são unãnimes em dizer que os tremores diminuiram muito assim tambem como as rachaduras esporádicas que minavam água.A impressão que eu tenho é que os empresários estão em um momento de observação em relação ao próximo semestre,aguardando decisões ou alternativas e novas diretrizes no que diz respeito a produção e reconstrução.Creio que o nosso momento (inicío do ano que vem) será ideal pois existem muitas coisas a serem organizadas e programadas para a restruturação do Japão,no decorrer do segundo semestre.Para não desanimarem observem esta noticía no link abaixo (copie e cole em seu navegador)>>> http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2011/04/sobram-vagas-de-emprego-no-japao-afirmam-agencias-do-brasil.html Abçs.

    ResponderExcluir
  59. O ministério das Relações Exteriores do Japão, convocou a imprensa no dia 19 para explicar a ajuda de ¥300 mil que o governo japonês vem concedendo para os estrangeiros em dificuldades voltarem ao seu país de origem.Segundo ele, quem conseguir um contrato com uma empresa pode fechar o compromisso e entrar com visto de trabalho. “Nosso objetivo é que os estrangeiros permaneçam no país. Para isso preparamos um orçamento para a educação dos filhos, aprendizado do idioma japonês ou moradia”, disse o diretor, lembrando que os Hello Work possuem informações sobre os benefícios

    ResponderExcluir
  60. BOM DIA A TODOS
    BEM,SHIGOTO QUERIA SABER SE EU FIZESE UM CURSO DE SOLDA PELO SENAI IRIA ME AJUDAR NA VOLTA PRO NIHON?SABEMOS QUE SOLDA PAGA BEM EM REALÇAO AOS OUTROS SERVIÇOS LÁ,MAIS ME DISSERAM QUE A SOLDA NAO ESTA PAGANDO TAO BEM ASSIM EM RELAÇAO AOS OUTROS SERVIÇOS,ME DISSERAM QUE SRRIA PERDA DE TEMPO GASTAR TANTO POR ALGO QUE NAO ESTARIA PAGANDO TAO BEM ASSIM,QUERIA SABER SE ISSO É VERDADE OU INTRIGA DA OPOSIÇAO,RS.
    BOA SEMANA A TODOS...

    ResponderExcluir
  61. Ola Tai, li seu comentario,olha meu marido trabalha de soldador lá no jp e ele ganhava 1700 a hra, agora por causa desse terremoto abaixaram 100 yen, mesmo assim esta pagando bem,em comparaçao aos outros serviços, olha eu acho que vc deveria fazer esse curso sim,pois quando vc voltar para o jp vc tera um diploma de soldador e isso contara muito quando vc for em um kaisha,Boa sorte pra vc!

    ResponderExcluir
  62. Ei TAI, boa tarde, (folgou hoje) *RISOS*

    Meu querido TAI acho que nem precisa lhe resnponder ne A slicita anonima j[a mandou a respostam em alto e bom som.
    Olha vendo alguns comentarios aqui, tenho a certeza que investir em conhecimento (seja ele qual for) nunca [e perda de tempo (nem de dinheiro) e voce como teve esta vis'ao de fazer o curso de um dos seguimentos mais estaveis do Japao [e uma oportunidade e tanto, e sabe que eu apoio voce, assim como os outros que tomarem esta decisão, seguindo os conselhos do nosso "OMBUDSMAN" YAN, eu aprendi aqui no blog que quanto amis se aprender aqui no Brasil de positivo e levar esta carga para o Japão é muito interessante, e ate os erros e bom aprender com eles e nao praticá-los novamente.
    Bom o que eu quero dizer é. Faça o curso, ele não será um custo para você, e sim um investimento MUITO BOM. E o retorno você verá.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde para todos!!
    Acho interessante fazer o curso de solda, mas vc tem q levar em consideração que qualquer tipo de solda faz mal a saude, não é recomendado trabalhar mtos anos nesse setor,tanto no Brasil qto no Japão. Na verdade não sei exatamente qtos anos pode trabalhar com solda, mas é bom se informar direito... aqui no Brasil algumas empresas grandes fazem o controle dos funcionários com exames de sangue periódicos... não tenho conhecimento profundo sobre esse assunto, mas só gostaria de deixar um alerta aqui....
    Abraços

    ResponderExcluir
  64. Anônimo,pessoal tudo bem??!! Bom realmente não posso descordar a solda é insalubre mesmo!è o tipo de trabalho que dependendo do que vai soldar e aonde vai soldar,não é conveniente permanecer por muitos anos.Eu já tentei fazer MIG e não consegui não me adaptei pois ainda tinha aquela mascara protetores me sentia sufocado!!Mas a Bowl(de palito) não tive problêmas algum.Realmente saúde em primeiro lugar mas é uma ótima atividade para fazer dinheiro.Shigoto,e as novidades o que anda acontecendo por ai ou por lá???quais as boas novas que os ventos nos traz? Tai não vai gastar o dinheiro da passagem de volta ao Japão economize em!!!!Abçs a todos.

    ResponderExcluir
  65. Boa noite a tds!!
    Shigoto eu tenho uma duvida, se vc puder responder eu agradeço!!!
    Eu quero ir pro Japao e quero levar 2 gatas, mas queria ir por empreiteira, vc acha q seria dificil as empreiteiras aceitarem??Eu pagaria as passagens das gatas(nao financiaria). E acho q as empreiteiras so aceitam se eu for financiada neh?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  66. Anonimo vc diz "gatas" bichinho de estimação?

    ResponderExcluir
  67. sim, animais de estimação...

    ResponderExcluir
  68. Bom....então vamos lá!Até aonde eu sei primeiramente vc teria que contatar a empreiteira no Japão,perguntando se o dono do apato que vc vai viver permite "pets",no prédio.Caso permita e a empreiteira aceite voce dentro destas condições(com estes acompanhantes),você deverá vacinar os animais,fazer um atestado de saúde deles em um veterinário e solicitar um chip com todos estes dados relativo a saúde dos animais.Todos documentos em inglês(caso não sêja possivel em japonês).Providenciar os recipientes adequados de acordo com especificação da empresa aérea.No desembarque terá que apresentar os chip e atestados preencher formulários e a autoridade sanitária vai recolher os animais por um período para observaçãao,quarentena(algo em torno de 2 semanas)estando tudo certo e os animais não apresetando problêmas,eles são liberados.Caso haja problemas,você terá a opção de traze-los de volta ao Brasil ou autorizar o sacrificío dos animais.Vale lembrar que existirá outros gastos no japão,no processo de verificação e autorização de entrada dos animais sêja aprovado ou não.Eu tive um cãozinho no Japão,para trazer comigo eu teria que apresentar os documentos de vacina e autorização de embarque do veterinário.As vacinas tudo bem,mas a autorização ficou a meu critério e risco,pois o doutor afirmou que a idade do animal era avançada que as chances de morrer no vôo eram imensas.Preferi deixar pois o que estava em risco não era o prejuízo mas sim a vida do cãozinho.Recomendo vc deixar os bichinhos com alguem ir ao Japão e quando puder e ter condições de acomoda-los venha busca-los.Abçs.

    ResponderExcluir
  69. Oi Yan obrigada pelas informações, eu já tinha pesquisado sobre a quarentena, documentos, imóveis no japão, despesas e td mais... mas eu queria saber msm a opnião de alguém do shigoto, se eles já mandaram alguém nessa msm situação, se eles recomendaram a pessoa deixar os animais e leva-los depois por conta própria... essas coisas mais burocráticas de empreiteiras.
    Tenho amigos q trouxeram os animais do japão pra cá, e aparentemente é mais fácil pq o Brasil não é tão rigoroso qto o Japão....
    Shigoto aguardo uma resposta...obrigada!!

    ResponderExcluir
  70. Anonima/o Ok!,entendi.Desculpa ter me envolvido na questão,mas o Shigoto,já havia solicitado esta gentileza de minha parte em responder ou elucidar dúvidas quando possível.Percebendo que se trata de um assunto direto,creio que a dúvida poderia ser sanada com mais rapidez em contato por mail ou telefone com a Shigoto Turismo.11 3101 8193/shigoto@shigoto.com.br Boa sorte!

    ResponderExcluir
  71. Ola Shigoto e participantes do blog!!Finalmente de volta a meu pc!!Queria agradecer ao pessoal do Shigoto pelo atendimento e atençao nota 10 nas vezes que estive ai.E chegando a papelada do JP na semana que vem ai sim vai começar ansiedade,esperanças e incertezas de verdade...rs.Queira Deus que mesmo na minha situaçao meu visto saia...rs.Uma duvida para vcs ou para o Yan ou mesmo para quem souber responder...Verdade que mesmo tendo o visto a pessoa pode ter a entrada negada pela Imigraçao Japonesa no aeroporto na hora do desembarque?E para quem quiser discutir a volta ao Japao,a boa vida de la,ou mesmo ajudar este dekassegui a aguentar a saudade de la ai vai meu messenger...itouakira@hotmail.com Um grande abraço a todos!! Eduardo

    ResponderExcluir
  72. Olá,Eduardo,que bom os papéis terem chegado.Eduardo,realmente como ja postei aqui,tomei conhecimento de um brasileiro que foi barrado e voltou de Narita,por estar ainda no tempo de suspensão(ajuda).De outro lado ouvi dizer que houve um caso de uma senhora que voltou normal pois o marido havia ficado mas apenas ela pegou a ajuda.Existem contradições,mas tambem as regras mudaram do inicío desta ajuda até o final.Como eu já disse aprendi a não duvidar de nada do Japão.Por exêmplo tomei conhecimento ontem de um caso espantoso! Um clône de documentação total,des de passaporte até VISTO e gaijin toroku.O nikey que é original,está em dúvida do que fazer pois o clône fake etc,tem 2 filhos com uma Filipina e ele pensa nas crianças no caso de denunciar e o falsário ser prêso.Dá para acreditar?a pessoa lá no Japão há varios anos com toda documentação inclusive a japonêsa,sem ser a real pessoa?Mas é fato e verdade.Há muito tempo tomei conhecimento de um caso destes mas eram peruanos.O cara ficou 8 anos no Japão,voltou e vendeu tudo passaporte com re-entry e visto novo,gaijin toroku etc,para um compatriota que embarcou e passou por tudo sem ser barrado ou suspeito de nada.Bom.....vai de cada um....mas eu correria um risco só em última instãncia e mais 11 meses já termina o pesadelo.Claro se este mundo não acabar antes.Abçs.Vou adicionar vc no MSN.

    ResponderExcluir
  73. Oi Yan não precisa se desculpar de nada, eu acho mto legal da sua parte responder as perguntas das pessoas q tem mtas dúvidas nesse blog. =)
    Eu so queria saber msm a opnião de alguém q trabalhe em empreiteiras. As sua informações são sempre bem vindas!Sempre q da leio as perguntas e respostas do pessoal aqui no blog, por isso resolvi escrever pois sei q aqui a gnt tem sempre uma resposta!!
    Obrigada!!
    Abs

    ResponderExcluir
  74. Ola Yan.Muito obrigado por sua resposta.Realmente e espantoso o que as pessoas fazem para conseguir entrar no JP.O pior e que depois ficamos todos generalizados como desonestos pelas autoridades japonesas.De qualquer modo esteja a vontade para me adicionar.Vai ser otimo ter alguem que compartilhe os mesmos anseios e assuntos a respeito do JP para ajudar a aguentar a tortura ate eu conseguir voltar para la.Um grande abraço.Eduardo

    ResponderExcluir
  75. oi desculpa anonimo mas vc pediu a ajuda de retorno tambem?e mesmo assim sera que sai o visto?aguardo...

    ResponderExcluir
  76. Boa noite Pessoal
    Fico olhando o e-mail e toda vez que entra algum e-mail referente aos comentarios aqui eu leio o e-mail e difilcemente sinto necessidade de dar resposta diferente das que são dadas, parece que o nosso amigo YAN satisfaz co respostas prcisas (obrigado YAN) obrigado atodos que se ajudam por aqui e acabam nos enssinadno um pouco mais.
    Sobre o toc toc toc...
    As informações sobre o Japão são bem inconssistentes ainda.
    EU converso pela manha com algumas pessoas de lá e tem gente que diz que chegou faz um mes e nao esta encontrando o que esperava e pretende voltar ao Brasil, em contrapartida o pessoal liga constantemente daqui do Brasil se oferenco para embarcar, eu uso sempre o mesmo argumento, esperem, esperem, esperem, acho um risco tremendo ir ao Japão na incerteza, mas as luzes estão se acendendo, esfreguem as mãos.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  77. Levar gatas ao Japão

    Você pode levar, desde que siga as recomendações da compnahia aérea, vacinação e um SIM da emrepiteira, mas antes reconsidere, o que acha de deixar as bichanas aqui?

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  78. Para te falar a verdade anonima, nós não nos deparamos com situação semelhante ainda não, para o Japão especificamente não embarcamos nenhum bichinho para morar, Para a Inglaterra sim, a passeio co o dono, mas para morar no Japão nunca o fizemos e as empreiteiras no Japão não tem muito carinnho com o bicho quanto o dono tem, (eles não tem muito carinho nem memso pelos proprios funccionários não é verdade?), no seu caso, se for imprecindivel, viaje na frente e depois de se estabelecer e se informar pessoalmente das condições, tente levar sua gata atraves de algum parente ou amigo, algumas companhias aereas até levam cobrando uma taxa, mas esta seria bem alta.
    A sua disposição anonima, e seja bem vinda a este espaço.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  79. YAN obrigado pela precisa na resposta sobre a gatinha da anonima, (estranho chamar alguem assim né?).
    Filho, você não sabe como nos ajuda aqui, não só a nós da empresa, mas a esse monte de "beneficiado" obrigado obrigado obrigado.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  80. Eduardo...
    Edu nos que lhe agradecemos por ter aparecido, voce é um sujeito e tanto, faremos o posivel para que você tenha sucesso na obtenção do seu visto.
    SIM Eduardo, é verdade que mesmo concedendo o seu visto voce pode ter sua entrada bloqueada no Japão, porem isso não acontece tão facilmente no Japão, é um procedimento bastante repetitivo nos Estados Unidos, que existem tipos de vistos diferentes, mesmo que seja de curta permanencia existem especificações para cada atividade que você va exercer por lá.
    NO SEU CASO, COMO NÃO É VISTO DE QUEM PEGOU AJUDA, o visto saindo você não terá problemas na entrada.
    PESSOAL O EDUARDO NÃO PEGOU AJUDA, A DIFICULDADE NO VISTO DELE É OUTRA.
    Edu vamos batalhar, receba logo esta documentação e vamos fazer as traduções para com muita fé, ter o seu visto em mãos e em breve você escreverá neste espaçõ do querido Japão.
    Voces já perceberam que quem pedir o koseki agora, já vai poder usar ele quando for tirar o visto parao Japão no ano que vem, quem tiver parente no Japão ja pode ir solicitando para ter o gostinho de "estou preparando meus documentos para a viagem" ele e simples para pedir, e se alguem quiser instrução pode postar ai que respondo com o maior prazer.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  81. Boa Noite shigoto e a todos ansiosos de plantão!!Obrigada pela resposta sobre as gatinhas!!Eu tenho um amor enorme por animais de estimação!!Já fui ao nihon e "deixei" alguns cachorrinhos, com a minha mãe mas senti mta falta deles, por isso desta vez queria levar pelo menos as gatinhas q são mais independentes e não precisam de mta atenção... bom, só vou poder ir ano q vem pq peguei a ajuda do governo, mas já estou pesquisando td para poder levá-las, por isso achei importante uma opnião de vcs.
    Abs

    ResponderExcluir
  82. Ola Shigoto.Muito obrigado por suas palavras de força e esperança nesta minha luta.Queira Deus que realmenta eu esteja me comunicando com voces la do Japao.Seria realmente muito bom estar mandando boas noticias a todos a partir de la.No mais fico aqui muito grato e aliviado que existam tantas pessoas dispostas a nos ajudar e animar enquanto esta estadia forçada por aqui.Nao que eu nao ame o Brasil,mas por enquanto eh la no Nihon que eu devo procurar meus objetivos.Abraços a todos.Eduardo

    ResponderExcluir
  83. Anonima das gatinhas...
    Anonima, boa noite, ainda bem que só você pegou essa "AJUDA" e suas gatinhas estão livres disso, vamos nos manter cheios de espectativas, o tempo esta passando e logo estaremos esfregando as mãos.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  84. Bom domingo! Estamos chegando ao post de numero 500.Pessoal ....as ultimas noticías as quais tenho recebido,são em relação da desativação da usina de Hamaoka.Existe um plano de trabalho para dar mais segurança a usina,deverão desativa-la até a conclusão destes trabalhos.Estimam entre 5 a 6 meses.A região de Shizuoka,sofrerá com esta manutenção pois haverá redução severa no fornecimento de enêrgia para a população e setor fabril,obrigando empresas a reduzirem produção na provincía.Falam em alternativas de geradores próprios ou usarem gás ou óleo para produzirem enêrgia porem é um problema muito grande.Estava vendo uma matéria a pouco na NHK,sobrê Kyoto,que saudade! yatsuhashi com canela hum....Como dito acima o tempo restante da "ajuda" esta passando são mais 10 meses apenas,mas contando com tempo de preparativos etc,podemos dizer que são 9 meses,sim 9 meses para iniciar uma nova jornada.Vamos ser confiantes e fortes pois logo estaremos de volta.Mas devemos ser realistas e lembrar que por enquanto a velha historia de ir ao Japão para economizar e investir, acabou.Raros são os que ainda fazem isto.Abçs e uma boa semana.Esta uma bela tarde hoje... um passeio por Gion (Shirakawa),seria sensacional!!! bom...mais alguns meses...Abçs.

    ResponderExcluir
  85. Graças a Deus so falta mais 10 meses, a voçês grandes amigos uma boa sorte para cada um,e vamos nos esforçar so falta mais um pouco,quero agradecer de coração todas as informações pelo Shigoto .com,até mais Deus abençõe a todods nós.

    ResponderExcluir
  86. Ha uma pergunta,sera que no pedido de novo visto,é mais facil pedir o Exigibilidade,ou é melhor pedir normalmente por aqui mesmo no Brasil,eu tenho esposa Nissei,filha Sansei e eu Brasileiro conjuge,e um filho que esta lá com visto permanente,e outra filha que esta aqui tem visto permanente .eu minha esposa e minha filha cacula, pegamos ajuda por tanto perdemos o vistao.permanente.

    ResponderExcluir
  87. mais uma morei no Japão durande mais ou memos 18 anos . e nunca fui ao monte Fuji,este dias falando com o meu filho que esta lá,falei a primeira coisa que vou fazer é ir até o Monte Fuji e le falou ,Legau Papa.e como gosto de Anko doce ele falou leva um Anko para comer la em cima.melhor impossivel.

    ResponderExcluir
  88. Boa Noite a tds!!!
    Só colocando um post confirmando o que o Yan disse, que nós temos que ir pra lá conscientes de que "a velha historia de ir ao Japão para economizar e investir, acabou", mas sei que assim como Eu, Tai, Yan e alguns outros anônimos por aqui pensam assim e querem voltar pra lá só pelo fato de que lá a violência é mínima, os impostos pagos são usados à favor da população, cada um respeita o espaço e o modo de viver de cada um e entre outras inúmeras coisas boas que encontramos por lá, logicamente que sempre sentiremos saudades de alguma coisa ou mais precisamente de alguém que ficou aqui no Brasil neh.... no meu caso, as minhas gatinhas se eu não conseguir levá-las.....

    Ahh só uma informação, minha prima que mora em Shizuoka disse que estão querendo mudar as folgas de sabado e domingo para quinta e sexta e li tbm em algum site sobre isso...
    Boa semana para tds!
    Boa sorte pra vc Eduardo!!Estou torcendo pra que de td certo!!!
    Abs!

    ResponderExcluir
  89. Ahh shigoto, ainda bem que elas não pegaram a ajuda neh, sem a ajuda já é difícil leva-las, imagina com a ajuda?!??Seria uma missão impossível!!!hehehee
    Mas então conversei com meu "namorido" e ele tbm acha melhor eu ir depois com as minhas "filhinhas".... ele vai antes e depois que arrumar um apato onde o dono autoriza pets no ap eu vou pra lá.. quem sabe um dia não mando uma foto delas no nihon para vcs...=)

    ResponderExcluir
  90. Bom dia pessoal...
    Yan bom dia, hoje pela manha ouvi dizer na tv que o reator da usina nao foi danificado pela tsunami e sim pelo terremoto, e estão ressabiados em manter usinas em lugares criticos no Japão pois o tsunmai é difícil de acontecer, mas o terremoto... Isso confirma sua informação, de gerarem alternativas de energia, bom seja la o que eles fizerem, precisarão de mão de obra para fazer chapas, chips, conduítes etc... e para isso, onde se acha mão de obra da boa e pessoas dispostas a trabalhar quinze horas por dia? Aqui no Brasil, claro.
    Sobre o post numero 500, não sei se você se lembra, mas o de numero 400, o post foi seu *risos*. espero nos encontrarmos em breve.
    Sobre o conselho, que você deu (que é recorrente nos seus posts), espero de coração que o pessoal que embarcar novamente ao Japão, tenha muita consciência, pois o ganho será menor o custo praticamente o mesmo logo sobrara menos no fim do mês, desse modo temos que evitar gastos desnecessários e vícios de consumismo, isso é super nocivo a nossa estabilidade financeira, claro que se tem que viver com qualidade de vida e diversão, ma dentro dos limites.
    Ontem eu fui no aeroporto dar “tchau” para um casal de clientes que virou amigos, e eles disseram eu assim que chegar ao Japão e receber o primeiro salário, vão deixar sempre o dinheiro da passagem de volta garantido em casa, para qualquer eventualidade e disseram que essa mentalidade eles não tinham ate algum tempo atrás.
    Que bom que o pessoal esta se conscientizando.

    Fique bem e boa sorte

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  91. É anônimo, a nós estamos aqui debatendo esperando o tempo passar devagar, mas acho que é uma alternativa, de fazer passar o tempo, falando sobre algo que nos interessa, (essa volta esperada, e a “ajuda” (com aspas).
    Esses dez meses restantes, já não parecem tão distantes, diante do tempo que todos estão esperando.

    Seja bem vindo anônimo.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  92. Anonimo, sobre a elegibilidade
    Anonimo, bom dia, a elegibilidade só é necesssaria quando se tira o visto no Recife, Rio ou Paraná, e em São paulo se o garantidor tiver visto permente, caso contrario não e necessario, explique sua situacao que lhe explico melhor (sansei, nisei, e estado do Braisl que vai tirar o visto.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  93. Shigoto,boa tarde! Existe uma pequena dúvida:Aquelas pessoas que estão poupando o valor nescessário para passagem e documentação,por não estarem indo financiada e ou atrelada a agenciadores etc,existe alguma alternativa para carta de garantia e declaração de vaga de trabalho para apresentar no ato da solicitação do visto?Como proceder nesta situação? Grato.pela atenção,abçs!!!

    ResponderExcluir
  94. boa noite,no caso quem tinha visto mas pediu a ajuda tera que pedir a elegibilidade tb?no caso sou sansei residente em brasilia...

    ResponderExcluir
  95. vendo esses posts aqui, eo numero que esta chegando,confesso que fiz a primeira pergunta que legal!!!abraços a todos!!!

    ResponderExcluir
  96. nos estamos em Campo Grande Ms, sobre a elegibilidade,meu filho esta lá e tem o visto permanente provavelmente ele sera o garantidor, e uma filha que esta aqui também tem o visto permamente.falta o meu brasileiro, da minha esposa Nissei, e filha mestiça é por que peguei ajuda.eo koseki tem validade de 1 ano apos a gente solicitar o novo.

    ResponderExcluir
  97. Eu agradeço por no atualizar com algumas noticias quentinhas vindas diretamente do nihon, é interessante atualizar dessa forma, pois ficamos sabendo das novidades reais, fora os meios tradicionais de comunicação, jornal, internet, tv...

    Quanto a foto das suas gatinhas, eu não aconselho colocar aqui não, ha algum tempo atras teve um anonimo que se apaixonou por uma garota que fez um post aqui e insistiu apra ter o telefone da moça, cuidado viu? *risos*.

    Sdhigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  98. Yan, sua pergunta é muito útil...
    Primeiramente gostaria que todos que forem diretamente (aconselhável), mantivessem amigos no Japão para poder disponibilizar alguns documentos que serão necessários, mantenham contatos com amigos, parentes, tantoushas etc... para na hora que for necessário, ultilizar desse favor, é isso é um favor sim.

    Se o parente no Japão tiver o visto permanente e for o hoshoushin(garantidor) deverá solicitar o certificado de elegibilidade, independente do estado que a pessoa tiver no Braisl.
    Se não tiver parente, algum amigo tera que arrumar carta de garantia com o atestado de emprego provisório, (koyonaiteishou) esse certificado só a pessoa que estiver trabalhando no japão pode solicitar.

    Parentes de primeiro grau (pai, mae, irmão ou seus conjuges) podem mandar o mimoto hoshounin sem o koyonaiteishou (atestado de emprego provisório)

    EU acrdito que como o japão estará carente de mão de obra, a empresa japones que for legar alguem aqui do Brasil, não ciará dificuldades em oferecer a documentação, e nesta época, (abril de 2012, poderei arientar da melhor forma, e peço sua ajuda tambem para isso, inclusive de lá quando necessário, e sei que pdoerei contar.

    Obrigado sempre

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  99. Anonimo, Elegibilidade...

    Para quem é garantidor e tem visto permenten, precisa solicitar elegibilidade para ser fiador de alguem aqui no Brasil.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  100. Majime...bom dia
    majime(homem serio)

    Bem lembrado, seja bem vindo de volta, como andam as coisas?

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  101. Gostaria de saber sendo 3 pessoas ,cada um tem que pedir o elegibilidade individual ou se tratando de familia 1 só resolve,e o koseki tem validade de um ano são duas perguntas,é que esse computador meu não tem interrogação ok desculpe.

    ResponderExcluir
  102. uma pergunta,requerendo novo visto eu casei com minha esposa em 1983,tenho uma filha mestiça que pegou ajuda, eu e minha esposa também ,no visto a nescessidade de mandar fotos ,desde quando ela era bebe,até agora resaltando nos antes tinhamos o visto Permanente mas perdemos por pegar a (ajuda).aguardo resposta.Grato.

    ResponderExcluir
  103. Gostaria de perguntar quando tiver em meados de abril de 2012,que com certeza poderemos dar entradano visto. Vcs ai do Shigoto.com. poderia nos informar o que vai ser presizo em termos de papeis,para tirar o visto ai por São Paulo,pois nossa localidade é em Campo Grande -Ms,endereçõ fixo aqui no Brasil, que remeteremos as despesas

    ResponderExcluir
  104. ANONIMO, VC ATINGIU O POST DE NUMERO 500 ENTAO TEM DIREITO AS RESPOSTAS *RISOS*
    Elegibilidade, é individual, ela vem em nome do proprio solicitante do visto, logo, cada um precisa da sua.
    Koseki-tohon, jyoseki e honseki, tem validade de um ano.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  105. Olá nonimo, boa tarde

    Precisa apresentar as fotos sim, é que o consualdo exige para comprovar o crscimento do bebe etc.
    Você deve ter apresentado tambem na primeira vez que obteve o visto, tera que apresenta-las novamente.

    Boa sorte pra voce

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  106. Olá anonimo, boa noite

    Nós poderemos lhe auxiliar na obtenção do visto sim, apenas me diga, no periodo que for tirar o visto, a descendencia sua a seu conjuge que lhe informarei os docuemtnos necessarios.

    Grande abraço e disponha

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  107. BOM DIA A TODOS DESSE QUERIDO BLOG.
    ESTOU NA ANSIEDADE DE TODOS AQUI E NO AGUARDO DE NOTICIAS DE MELHORAS NO JAPÃO.
    SHIGOTO FIQUEI SABENDO DE AMIGOS NO JAPÃO QUE ESTAO PEGANDO PESSOAS PARA TRABALHAR NA REGIÃO ATINGIDA PELO TSUNAMI,E OUTRA COISA,ELES ESTAO PAGANDO PELO TRABALHO ACABADO,EX:
    SE VC TRABALHAR 15 DIAS O SALARIO SERIA DE 200 MIL,SE FOR 1 MÊS SERIA DE 400 MIL.
    ESSA HISTORIA CONFERE?VCS ESTÃO SABENDO DE ALGO?
    DETALHE,O TRAMPO SERIA PRA PROCURAR CORPOS,POIS OUTRO AMIGO MEU FOI ATÉ LA PRA LEVAR ALGUMA AJUDA DE ROUPAS E COMIDA E ELE DIZ QUE O CHEIRO DE CADAVERICO É MUITO FORTE.
    OBRIGADO E GAMBATE A TODOS.

    ResponderExcluir
  108. Bom dia obrigado pela informações,e fiquei muito feliz de ser apessoa numero 500 a acessar o blog/site.agradecemos de coração a Shigoto.com pelas informações Certas e objetivas até agora prestadas a nossa familia e amigos.

    ResponderExcluir
  109. Olá!pesssoal...Tai,realmente ouvi dizer tambem esta história,mas era relativo a entulhos limpeza etc.ME parece que era por contrato e funciona assim,a pessoa se recrutada assina e o transporte e alojamento alimentação no local fica por conta do contratante,no final do período não pode ser mensal,parece que no minímo dois meses você recebe o montante.Ou sêja se desistir na metade do caminho não recebe nada.Mas não era relacionado com necrotério,buscas etc.O dominío do idíoma era exigido,pois há inumeras instruções de segurança(entulhos etc)não há tradutor.Más estava dificil de conseguir pessoas não por algumas exigencias mas pelo medo de contaminação radiotiva.Sua informação procede.Pessoalmente,não aceitaria por dinheiro,pois as cênas de destruição,restos humanos em decomposição e risco de se contaminar é muito forte.A radiação quando em dosagem menor após se instalar em nosso organismo pode ser anulada ou a vir apresentar problêmas depois de anos.Já pensou daqui 5 anos a pessoa descobrir que esta com cancer e não poder contar com nenhuma assistencia por não ter como provar que foi vitíma de contaminação?o dinheiro ganho neste risco,iria evaporar em remédios tratamentos etc.Abçs.

    ResponderExcluir
  110. Anonimo,que legal já termos alcançado os 500 posts!!!mas sinto que muitas pesoas acompanham o Blog frequentemente na espera de informações positivas,porem não se manifestam.Seria legal,se as pessoas tambem,começassem a assinar,por o nome no lugar de anonimo.Alguns aqui já conheceram o escritorio da Shigoto e o responsável pelo Blog e foi um encontro muito valioso.Eu pessoalmente estarei indo daqui alguns dias visitar o pessoal da Shigoto.Estes contatos são muito importantes lembrando que este é o unico espaço real dedicado a nossa causa então porque não nos tratarmos por algum nome,não é mesmo! Agradeço sua participação! Estamos por aqui para auxiliar no possível.Abçs.

    ResponderExcluir
  111. VALEU YAN PELA EXPLICAÇAO,EU TB ESTOU INDO NO ESCRITORIO DA SHIGOTO PRA CONEHCER MELHOR O PESSOAL DE LÁ.SE PUDER OU QUISER ME FALE O DIA QUE VC VAI,POIS AI SE FOR COM ANTECEDENCIA POSSO TIRAR FOLGA NO DIA QUE FICAR MELHOR PRA VC.
    VALEU POR TUDO.

    ResponderExcluir
  112. Tai! Me manda um mail,para combinarmos. yantv@hotmail.com Abçs.

    ResponderExcluir
  113. Bom dia vi hoje 19.05.2012,1 noticia sobre a resseção no japan,e disseram que um firma que fabrica peças para cada 4 carros no mundo,não tem mais o produto,será que vaõ pegar mão de obra de fora ou do japan mesmo,vs tem alguma noticia.

    ResponderExcluir
  114. boa noite,tenho uns amigos em aichi e que trabalham em empreiteira la tb ,me disseram que a partir do mes que vem vai aumentar a producao sim,tomara que com isso liberem nossa entrada mais rapido ne,vamos rezar p isso acontecer...

    ResponderExcluir
  115. Anônimo: O fato da empresa,que esta com falta do produto citado,não corresponde em ausência de mão de obra.Pode ser que esta péça por eles produzidas,precise de outras partes que estão deixando de serem entregues por suas fornecedoras que por sua vez estão em dificuldades pelos danos causados pelo desastre recente.As informações que tenho recebido continuam sendo desencontradas,alguns falam em melhoras já outros tem ficado em casa,meu primo foi demitido estes dias,por falta de trabalho que é decorrente da falta de fornecimento de péças que compoem o produto final.Ele estava na Suzuki(Kosai),ótimo funcionário mas a seção estava praticamente paralizada,dizem que assim que estabilizar o chamam de volta, sorte dele que pegou o seguro desemprego com todas vantagens pelo tempo de trabalho que tinha.Já as noticías boas que tenho recebido são de seguimentos não automobilísticos.Com o PIB recuado em 3,7%(1 trimestre) a recessão é tida como oficial,porem o ministro da economia Kaoru Yosano,afirma que entraram em uma nova crise mas esta será curta.O que o ministro quer dizer é simples.A economia do Japão,não vinha bem a anos,quando os Estados Unidos,mostraram folego de melhoras o Japão tambem passou a sinalizar mais positivamente em sua produção para exportações gerando mais empregos e estes empregos jogando dinheiro na economia doméstica(varêjo,serviços internos)pois bem o terremoto e tsunami,não só devastaram regiões que abrigavam muitas industrias importantes,mas tambem afetou a enêrgia elétrica que alimenta maquinas,fornos enfim a produção.Como ja citei anteriormente eu não me devotaria mais a condição de empregado do setor automobilistico,por este setor não ser muito consistente,exemplo a propria Honda do Brasil,demitiu centenas esta semana por estar sem peças e sem projeções de quando te-las.Já empresa de vidros,estão indo bem e abrindo filiais inclusive no Brasil e não estão no vermelho por terem recursos de suas filiais na Russia,Leste europeu,China e futuramente Brasil.Eu acredito que em futuro próximo as empresas irão produzir mais no exterior e abrirem mais filiais até mesmo em virtude da falta de confiança e segurança na posição geográfica do Japão (placas tectônicas)terremotos etc.A Nippon Stell,está com produção altamente comprometida pelo racionamento de enêrgia,sem metal,aço,aluminío disponivel como as empresas vão produzier péças e produtos?Dizem no momento que poderá levar até 6 meses para solucionar problêmas no fornecimento de enêrgia,imagine se tivessem filiais prontas para fornecer metal em sua capacidade total,mesmo que um navio levasse 1 mês para chegar ao Japão,com o metal os transtornos seriam menores para as fábricas,mas isto já é um outro assunto e já escrevi bastante neste espaço hojê.Fiquem atentos e sempre tenham uma carta debaixo da manga*rs* Abçs a todos!!!

    ResponderExcluir
  116. Bianca:Realmente alguns setores estão admitindo,alguns por terem tido varios funcionários que regressaram ao Brasil,outros por alguma melhora.Havia um tempo em que tirar um passaporte era mais complicado que conseguir trabalho no Japão,se a empresa não era interessante a pessoa se desligava e no outro dia estava assinando um contrato com uma nova empresa.Hojê muitas coisas mudaram o mundo se tornou mais complicado e é nescessário entender como funciona este novo mundo para vivermos melhor.Vamos torcer para que tudo volte ao normal no menor espaço de tempo possivel.Boa sôrte!

    ResponderExcluir
  117. sera vai dar visto ou nao mentira sempre fala pq niguem toca neste assunto que peguei site gambare /O ministério das Relações Exteriores do Japão disse: Qua, 16 de Março de 2011 19:06 //Segundo ele, quem conseguir um contrato com uma empresa pode fechar o compromisso e entrar com visto de trabalho. “Nosso objetivo é que os estrangeiros permaneçam no país.

    ResponderExcluir
  118. http://www.sosjapao.org/index.php?option=com_k2&view=item&id=6:governo-japon%C3%AAs-explica-pacote-de-ajuda-aos-brasileiros ai tá o site que citei ateriormente leia e releia shigoto

    ResponderExcluir
  119. então vamos lutar pelo nossos direito , vou consulado levar esta materia se for mentira vamos chamar a revista gambare de uma grande mentirosa

    ResponderExcluir
  120. Elizeu,olá tudo bem? Verifiquei esta matéria,realmente já haviam dito antes que se o imigrante,conseguisse um contrato de trabalho poderia voltar.Tambem pronunciaram a respeito do VISTO,"Se o visto não estiver vencido até a data do retorno,não havera nescessidade de entrar com novo pedido".Bom,é dificíl interpretar o que dizem de forma definitiva e concreta.O porque? Pois o proprio governo e lêis se contrariam.O Governo diz que posso voltar com meu visto se não estiver vencido pois é permanente!!! Sim,mas a lêi tambem diz que os VISTOS de 3 anos e o PERMANENTE,são válidos desde que acompanhados do RÊ-ENTRY,então vamos raciocinar; Se você quando aceitou a "ajuda" tinha,mais dois anos de VISTO,sua permissão de re-entrar acompanhará a validade do seu VISTO,então se você solicitou a "ajuda" em junho de 2009 ainda pode recorrer,mas se pegou a ajuda antes,já venceu sua permissão de re-entrar e o visto perde a validade juntamente com o Re-entry.Se você pegou ajuda entre junho e dezembro de 2009 inicío de 2010,você não terá que refazer o VISTO desde que claro,tenha tirado re-entry antes de partir do Japão com a "ajuda".No caso de VISTO permanente,o re-entry é válido por 3 anos a partir da data que foi concedido no Japão. Se não retornar até o vencimento da permissão para reentrada, o visto permanente perderá validade.Sinceramente não gostei não confio ou acredito nestas declarações que o ministro deu a imprensa,por ter 2 lados/caras.Quando criaram as regras da "ajuda",falaram que:


    1-Caso consigam um contrato de trabalho reconsideraremos o período de suspensão"

    Naquele momento não havia emprego algum e tão pouco estimativa de melhora a curto prazo da economia,sendo assim esta afirmação me soou mais como um blefe,desculpa furada. (continua)

    ResponderExcluir
  121. 2-"Podem voltar depois de 3 anos!!!"

    Eles sabem muito bem,que há o VISTO de 3 anos e PERMANENTE,sendo assim mesmo que a pessoa tivesse acabado de renovar o visto de 3 anos,até ela deixar o Japão já não teria mais 3 anos de VISTO pela frente pois a ajuda e embarque levaria em média 40 dias.
    No caso do VISTO PERMANENTE,eles tambem sabiam que a pessoa pode se ausentar do Japão no máximo por 3 anos,estes 3 anos atrelados a data do Rê-entry.Então é simples,se antes de aceitar a "ajuda" o detentor do VISTO PERMANENTE,solicitasse o Rê-entry,até a "ajuda" ser aprovada,o rê-entry,já não tinha mais 3 anos de validade máxima e sim 2 anos e 11 meses.Se voce analisar direitinho estes 3 anos foi muito bem pensado para que todos perdessem o VISTO por data vencida.Se houvesse boa intenção deles,no minímo teriam aconsideração de estipularem estes 3 anos,mas revalidar todos VISTOS passado os 3 anos,ou sêja: O "ajudado",só teria que atualizar alguns dados fosse no aeroporto ou consulado e depois já no Japão,os VISTOS de 3 anos seriam renovados no procedimento de praxe e os PERMANENTE voltariam ao mesmo status.
    Sinceramente,eu acredito em certas coisas mas duvido tambem das mesmas,infelizmente a duras penas tive que aprender isto.Apresente um contrato de trabalho que deixamos você voltar! Mas que tipo de contrato?Quais exigências serão feitas ao empregador?Em que condição o empregado deve se enquadrar?(temporário terceirizado pode?)Lembrando que o ministro tentou ser amigável e positivo em suas declarações mas na mesma entrevista acaba se contrariando por suas incertêzas:
    "O período de retorno foi estipulado em 3 anos,mas se a economia se restruturar,poderemos reconsiderar este prazo reduzindo o tempo de espera,assim tambem como poderemos ESTENDER este prazo caso viemos a entender que nossa economia não se restabeleceu satisfatóriamente".

    Pessoal,lamento dizer mas na minha opinião (talvez não sêja a da Shigoto)esta história do ministro é tampar o sol com a peneira! Se houvesse realmente bôa intenção,ele reconsideraria totas regras e des de que o nikey,tivesse um emprego comum garantido não haveria mais impedimento algum.Lembrando tambem que uma entrevista não é uma decisão,regra.Imagina irmos ao consulado e eles dizerem: "Senhores o ministro pode ter falado tudo isto,mas para nós não foi dada nenhuma ordem para alterar o que foi imposto por eles mesmo sobrê esta "ajuda",cobrem do ministro não de nós!
    Espero por melhores dias a todos nós,mas definitivamente não confio mais naqueles que ditam as lêis e regras. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  122. Elizeu,anonimo e todos; Esta é uma opinião pessoal minha. Admiro e respeito a opinião e tudo que é postado aqui,assim tambem como seus autores.Não estou sendo negativo ou indo contra ninguem.Espero sorte boa a todos nós.

    ResponderExcluir
  123. é a verdade é uma só,a gente não pode confiar demais sem ter documentos que comprove que esta ajuda foi aceita porque foi estipulado os 3 anos,mas quando recebi depois de assinado veio escrito 3 anos mas se a economia do japão melhorar.ai fica a duvida depois de tudo que aonteceu la no japão será que eles vão deixar quem pegou a ( AJUDA) entrar que Deus nos ajude.

    ResponderExcluir
  124. Olá TAI, sobre o seu comentario do servico, em Sendai, existem apenas comentarios, mas eu noa ouvi nem lhi nada oficial confirmando isso, ate liguei em algumas hello works e ninguem me inforumou nad asore o assunto.
    Se souber eu posto aqui o que souber sobre isso.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  125. mais uma se em abril de 2012,as coisa não for como o combinado ,uma opiniaõ melhor seria arrumar um advogado la no japão que entenda de emigração e ja ir pedindo, contratar ele para ver se da para reverter esta situação,e isto pode ser feito em conjunto é uma ideia pois temos que estar preparados para não sermos injustiçados.

    ResponderExcluir
  126. YAN, confcordo com você, Se o pessoal se identificar, acho que seria legal pois a gente responde para o Anonimo, mas nao sabe para que anonimo é ou quem é o anonimo, e nem o anonimo sabe se e epr aele ou não (confuso, quenem a "ajuda").
    Mas é legal dar as caras, gente agradeco o apoio de todo mundo e vamos levar a discursao sobre iso muito aserio como tem sdo até entao, obrigado a todos.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  127. TAi e YAN, voce dois façam o favor de encher aqui de gente não, aqui é apetadinho hiem?
    Brincadeirinha pessoal, pode vir que serão bem recebidos, pelo menos o chá, paçoca e suspiro doce eu garanto. *risos*

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  128. Bianca, boa noite

    Essa condição seria aideal de aumentar aprodução e liberarem quem pegou ajuda, mas isso eua credito que não surja tão cedo, (na minha opnião) sabe bianca, eu atendo a maioria dos telefonemas da agencia e fico no MSN quase que o dia todo (na maior parte de tmepo in off) e quando estou on line, eu atendo uma parte de venda de passagem, vendo alguns pacotes de turismo para o mundo afora e dedico uma parte do meu tempo, para dar uma palavra com o pessoal que entra em contato do nihon, e na maioria das vezes e gente que esta com problemas de emprego lá embarcado pelo pesoal do Brasil e não tem servico ou estão trabalhando dois ou tres dias por semana. Tem empresas que estão pagando o teiji para os funccionarios para eles ficarem em casa apenas para noa perde-lo de vista esperando a produção voltar. Diante disso, eu acho que a produção não voltará subitamente, ela voltará sim, espero que em junho mesmo, mas bem moderadamente, e se for realmente moderadamente eles vão absorver o pessoal que esta parado lá (é, tem gente parada lá sim) e alguns que tem re entry irão embarcar daqui ai sim, depois que faltar realmente mão de obra eles poderão ate pensar em liberar o visto. Eu não quero de jeito nenhum ser pessimista Bianca, mas aqui na agencia ligam pessoas diariamente falando que querem ir rápido para o Japão, eu peço para que não vá, pois a situação, não está tranquila como "nós" achamos aqui do Brasil. espero que melhore e logo.
    Bos sorte e seja bem vinda

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  129. Elizeu (tenho conversado com você no msn)
    Anonimos, Yan, Bianca, Tai, mais anonimos, boa noite

    Elizeu para se tirar o visto japones, mesmo antes da crise, sempre é usado um contrato de trabalho entre o interessado no visto e uma empresa no Japão, este contrarto é usado justamente para sair o visto de sansei, nissei e seus conjuges, porem as empresas que arruma as vagas as vezes por falta de necessiade nem chega a comentar com a pessoa intressada na vaga, se voce pegar um crontato hoje (mimoto hosshonin) e levar ao consulado, vai continuar fazendo o que as agencias fazem, e vai deparar com a pergunta: Pegou ajuda? Sim, entao noa pode tirar o visto.
    É simples.
    Elizxeu, se tiver a intenção de fazêlo, aocnselho você a desistir, pois até o mimoto seria bemdificil de voce conseguir.
    Para vvoce conseguir um contrato junto com o koyonaiteishou, seria uma mão de obra, pois as empresas no japão nao fornecem esses documentos hoje nem para pessoas que não pegaram ajuda, e para quem pegou ajuda eles certamente não emitiriam um documento tão comprometedor.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  130. vamos esperar mais ja mandei uma carta pro consulado jpns e já ditei tudo site gambare sitou ,e vou pedir eles se desculpe mais uma vez se isto for mentira porque nós nao somos nem um troxa se eles são certinho como proibiu o jogador maradona na copa 2002 entao eles sejam certinho em expricar esta alhçada site gambare sitou-se se ponha no lugar japao país de mentiras parece brasil e paraguay , com os falos corruptos dizem so mentira. meu pais ele dulpa nacionalidade sei la sei sou nissei mestiço q tenho varios irmaos no japao com visto permanente!

    ResponderExcluir
  131. vou convocar pessoas tem coragem e pessoas de fé para ir consulado de sao paulo curitiba para faser protesto vamos la faser protesto , pq se japao certinho entao tem dar expricaçao sobre este contrato de trabalho que sitou a revista gambare

    ResponderExcluir
  132. Elizeu, boa noite

    Entendo a sua indignação, mas cuidado aí com as palavras para não prejudicar o nosso trabalho de formiguinha, você esta citando uma revista que acho que não foi a autora da reportagem, se você ver bem foi outro site que publicou, se der algum problema talvez tenhamos que tirar até o blog do ar caso eles tomem alguma medida, *não sei*, vamos ter calma e ser ponderados para não tomarmos medidas que acabe nos prejudicando, acho que todo esforço nesse sentido é valido, mas aqui tentamos esclarecer o maximo as duvidas, não só eu, mas todo mundo aqui colabora com informações, ligam no Japão, conversam com amigos e tentam ajudar, e achon que você tambem contribui, mas contribua direitinho ELizeu, para nao prejudicar niguem, com certeza você eu os anonimos e os que se identificam aqui procuram a mesma coisa, tentar fazer com que o Japão libere o visto e caso nao liberem antes, que o tempo passe mais rapidamente ultilizando de informações. Agradeço a voce de coração.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  133. bem vou esperar vou deixar quieto , pq quero bem todos , poxa mais devia cobrar ao consul as agencias de todo bra.. pq tem lugare presicando trabalhadore como na parte de bentoya por mim ganhando 100o yenes ta bom negocio guarda la e nada de baladas e etc,,, quem for arruma namorada cabeça que nao seja bagunseira seja felizes, fiquei com uma vergonha vendo aquilo gugu falta vergonha

    ResponderExcluir
  134. Sabia que poderia contar com voce.
    Obrigado mesmo, mas não se cale não, mostre sua insatisfação sim, afinal ir ao Japão é o desejo de todo mundo que aqui esta e se eles "abrisem as portas" um pouco antes do programado, seria um benefício e tanto para mutos, Elizeu, vamos torcer para que tudo se resolva, boa sort epra voce e muito obrigado.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  135. Ola Shigoto!So passando para dar um alo ereinterar que continuo na luta e na ansiedade pelo visto japones.Ansiedade pq ja fazem mais de 8 dias que minha noiva me mandou a papelada de la via EMS e ainda nada de chegar...rs Haja preocupaçao e paciencia para nos aqui no Brasil que querem retornar para la.Contudo a esperança e a fe de que breve tudo estara normalizado para todos nos prevalecem.Quando sera que o pessoal participante do blog vai resolver se conhecer a proposito?...rs Um grande abraço.Eduardo

    ResponderExcluir
  136. Fala Edu, tudo bem?

    É o tempo parece que passa por um funil bem apertadinho, quando se fala em "voltar para o Japao". Sobr eo envio de sua documentação, se você pedir o numero de conhecimento pra ela da para acessar pelo site deles para ver onde esta, mas as vezes isso chega em 12 dias viu? Tenho certeza que vai dar certo.Vamos combinar um dia para que todos nós nos encontremos para dar umas boas gargalhadas e fazer esse tempo parecer menos doloroso né? Vamos combinar com todos os participantes aqui.
    Enquanto isso meu velho, vamos ralando ai.
    Abraço e torço muito por você.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  137. Olá pessoal do blog e demais amigos!!
    Bom, esta semana liguei para a antiga tantousha da minha esposa em Toyohashi - Aichi, e ela não foi muito animadora não, pois a empreiteira onde trabalha já perdeu várias fábricas e mais me orientou ficar aqui, pois tenho um bom emprego e ganho rasoalvelmente bem (R$ 2500,00). O único lugar que estava precisando pagava Y750 para mulher e Y900 para homen, além disso ainda tem o shakai-Hoken que leva boa parte do salário. Outra empreiteira tem emprego em Toyokawa - Aichi e está precisando de mulher Y850 mas pra homen não tem nada. Amigos como ela disse temos muita vontade de retornar, pois a segurança, educação lá dão de 1000 no Brasil, mas nesta hora devemos ser frios e ter a cabeça no lugar, não podemos meter os pé pelas mãos, pois a vontade de ir é grande mas temos que ser ponderáveis. Ainda segundo ela, eles mesmo da empreiteira não estão com os empregos garantidos, pois os contratos são curtos e sem garantia de renovação. Minha cunhada não diz nada de muito diferente, ele trabalha em um bentoya de Yakin em Kanagawa e ganha Y750 com 2 hrs de Zanguyo, mas trabalha muito para ganhar pouco e como paga o Shakai, no final do mês não dá pra guardar quase nada. Também liguei pro meu antigo Komitcho na Suzuki em Kosai, pois trabalhei lá por 9 anos e quando vim embora eu era Hantcho lá, ele até que me garantiu emprego, mas falou que as coisas estão bem fracas, produção baixa sem previsão de melhora, Shakai obrigatório, não tem mais mukai, e o apato tem que ser deles (Yasuzu). Bem! tenho vontade de voltar, mas também não posso jogar tudo pro ar, pois tenho família, esposa, filha e nesta hora não posso me dar o luxo de errar. Agora pra quem é solteiro já dá pra arriscar um pouco mais. Mas fica aí um conselho, quando forem pro Nihon, vão na certeza, isto é , emprego garantido, passagem paga, lugar pra ficar, etc. Boa Sorte pra todos nós.

    ResponderExcluir
  138. Emerson, bom dia

    Louvável seu comentário, obrigado mesmo pela contribuição, queria muito que cada um que embarcasse par ao nihon tivesse o cuidado de ligar para amigos, parentes, ou ate para alguma empresa para saber como esta o shigoto na regiao que ele pretende trabalhar, principalemtne se o servico for conseguido por alguem que esta no Brasil, se corre um serio risco de nao ser exatametne do jeito combinado, se um amigo la conseguir um servico, aí sim a seguranca e maior e para quem tem filhos e esposa se possivel, embarque sozinho, se for o caso e depois que tiver seguranca chame sua familia para ficar junto, que ai sim, ja tera a seguranca que dara certo, pois ficar em situação dificil sozinho e menos ruim que colocar a familia também junto. Consciência, essa é a palavra. Em 10 de maio de 2011 noite, eu falei om um rapaz que esta na Suzuki, e ele foi dispensado e o imão ficou trabalhando, como nao tem shigoto ele esta morando escondido no apato do irmao pois noa tem pra onde ir e ontem a noite 25/05/2011 consegui falar com uma tantoucha, gente fina de aichi e pedi para ela conseguir uma vaga para ele e contei a situação, ela conseguiu um servico para ele mas so tres dias por semana, so para ele se livrar dessa situação e o duro e que eke nao tem okane para pagar o trem, mas vai conseguir com o irmao e vai correr pra Aichi. A grande maioria aqui tem contato com alguem no nihon e uns em situação dificil outros em situacao melhor, e se pudermos ajudar quem estiver lá, lancem mão, ajudem, pois poderia ser um de nós na mesma situação.
    obrigado a voce Emerson e a todos que se ajudam neste espaço. E... seja bem vindo.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  139. OLHA PESSOAL,POSSO ESTAR SENDO MUITO OTIMISTA QUANTO AO RENASCER DO JAPÃO,POIS SEI QUE ESTA MUITO DIFICIL CONSEGUIR UM TRAMPO PRA LÁ NESSES DIAS,MAIS PODE TER CERTREZA DE UMA COISA,CONHEÇO O POVO JAPONES,SÃO PESSOAS MUITO ORGULHOSAS,PRA ELES O JAPÃO É CONSIDERADO O JARDIM DO NOSSO PLANETA,SEI A FORÇA QUE ESSE POVO TEM,ALIAS NAO SÓ A FORÇA DE VONTADE MAIS TB SEI DA CAPACIDADE DELES EM SE REERGUER,PASSEI QUASE 14 ANOS LÁ E SEI QUE PRA UM JAPONÊS ISSO QUE ESTA PASSANDO É UMA VERGONHA,POIS O ORGULHO DELES SÃO MAIORES QUE TUDO,ORGULHO ESSE QUE AS VEZES EU CRITICAVA,MAIS NOS DIAS DE HOJE ESSE ORGULHO É IMPRENCIDIVEL PRA ELES.MEUS AMIGOS,SE O BRASIL FOSSE UM TERÇO DO JAPÃO PODEM TER CERTEZA,EU NUNCA SAIRIA DAQUI!AINDA BEM QUE ESSE BLOG É DEMOCRÁTICO!!!

    ResponderExcluir
  140. TA PODENDO VOLTA MEUS AMIGOS VOLTARAM UM MANAUS ELE DEVIA CELULAR LA MAIS 100 MIL IENES E TINHA SIDO PRESO POR ANDAR SEM CARTEIRA CONSEGIU VISTO VOLTO E TINHA PEGO AJUDA ELE TA TRABALHANDO PELA ANTIGA EMPREITEIRA SANKYO COM CONTRATO VISTO SAI SIM CERTINHO GENTE S O PROCURA DESPACHANTE E BOA SORTE ONEGAI NAO FALA MUITO SO OUVE O DESPACHANTES CREIO ESTE SITE E DEMOCRATICO NAO FIQUE BRAVO NAO SHIGOTO

    ResponderExcluir
  141. Tai, boa tarde

    Essa vontade toda do povo japones cuidar, zelar pelo pais e pelo proprio povo japones, é uma necesidade que acho que todos os paises deveriam ter, acredito que o mundo seria um lugar melhor, o Japão pode não ser o melhor lugar do mundo, (para muitos tenho certeza que é), mas é um grande realizador do sonho de muitos aqui.
    Se o Brasil fosse mais ação que promessa, ele seria uito próximod e um jardim né verdade? Pelo menos florestas temos.
    Seja bem vindo semrpe TAI, felicidades.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  142. e sobre a noticia do anonimo acima sera que eh verdade mesmo???shigoto o q vcs acham sobre isso???

    ResponderExcluir
  143. Ola shigoto!!!
    Acompanho seu site a um tempo,minha familia chegou ao Brasil faz 2 anos com a ajuda do Governo,mas meu marido,que foi criado desde de crianca no Nihon e esta pela primeira vez no Brasil,nao consegue se adaptar.Estamos contandos os dias para podermos voltar para o Japao.Meu pai mora no Japao a quase 30 anos,pedi a ele que fosse a imigracao e conversasse para ver se tem algum jeito de podermos voltar.Meu marido,Akira, esta com depressao,sinto me mal por te-lo trazido ao Brasil e pior ainda nesta situacao,onde temos que esperar.Sera que a noticia acima,tem alguma verdade?
    Um grande abraco
    Melly

    ResponderExcluir
  144. vcs todos estao muito desesperados para irem embora para o japao, mas muita calma gente ,so faltam 10 meses so. ano que vem todos nos estaremos la, se deus quiser!!o Brasil nao é tao ruim assim , eu sei que aqui nao é igual ao japao ,mas fazer oque né,agente assinou o contrato sabendo que nao poderia entrar no japao durante 3 anos, eles nao nos obrigaram a pegar essa tal de ajuda,pegou quem quiz,ou aquele que nao tinha nenhum recurso para bancar a passagem de volta ou a estadia no japao, entao o negocio é se conformar! nao adianta querer ir antes do tempo ,pois acho eu que complicaria no futuro.
    nao podemos ir na onda dos outros , vai saber se é verdade mesmo ne.
    bom gente deixa eu ir!!
    "Aquele que tiver paciência terá o que deseja"

    ResponderExcluir
  145. Anonimo um...

    Segundo a embaixada de Brasilia, "quem pegou ajuda do governo japones não pdoe tirar visto por enquanto". E não estamos dando entrada nos visto japones de quem pegou ajuda, claro que até perguntamos se a pessoa pegou ajuda ou não. Mas não adianta tntar tirar se pegou ajuda, ~alvo se for por motivos de urgencia/emergencia, queseia um visto temporário, como o de turismo.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  146. Melly, bom dia

    Ja entrram varias pesoas em contato comigo inclusive telefonico, explicando da dificuldade de criancas se adaptarem ao Brasil mas a embaixada é bem categórica, Não da mesmo, se liberassem o visto seria de curta permanencia menos de tres meses e para visitar parentes enfermos, do contrario nao da. Mas o seu pai pode até confirmar isso no nihon e você poderia colocar a resposta aqui pra gente, seria ótimo, pois as vezes e dificil se convenser do contrario, uma noticia dessa seria bem interessante pra todo mundo.
    Inclusive o Japão não pasa por um momento muito bom em relação a vagas de empregos, se o visto fosse liberdo agora seria complicado fazer a colocaçãod e todo mundo nas poucas vagas que tem por lá.
    Melly, converse com o seu pai e nos de uma luz.
    Seja bem vinda e obrigado por nos acompanhar.

    Shigoto.com Agencia deTurismo

    ResponderExcluir
  147. Anonimo, tres bom dia
    Obrigado por fazer seu comentário "ácido" *risos*
    Mas voccê tem razao, sei que essa tal "ajuda" (com aspas) no momento que todo mundo solicitou parecia uma juda mesmo (sem aspas), mas ela ajudoua curto prazol, passagem e algum okane sobrando, mas a longo prazo isso não resolve, a saldade dos familiares e a reaadaptação ao Braisl não estava no contrato infelizmente, mas se tivesse, mesmo assim, acho que todo mndo teria aceito, afinal essa "ajuda" (com aspas) quando solicitada, foi um remédio amargo.
    Seja bem vindo sempre anonimo.
    PS. Anonim, sabe que ate tinha esquecido que não falata mais 36 meses e sim 10, ou seja menos de um terço.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  148. Boa Noite!
    Ola Shigoto!!!
    Sabemos que existe barreiras,mas meu pai se prontificou em tirar todas as duvidas para nos!Eu preciso tentar,pois meu marido nunca teve contato com o Brasil,se criou,estudou e trabalhava no Nihon,fazia tsuyako para a policia de Hiroshima e tudo.Esta sendo muito dificil ve-lo triste e perdido aki.Eu tenho muita fe que antes do final do Ano o Nihon esteja precisando de mao de obra para se reerguer e quem sabe ,essa podera ser a nossa chance!rs...
    Assim que eu tiver noticias,posto aki de primeira mao!rs...
    Um Grande abraco
    Melly

    ResponderExcluir
  149. olha melly se teu marido é (brasileiro) mais porem o indioma dele é 100/cento a lingua japonesa, ele é um brasileiro independetemente se ele não optou pela cultura brasilena, e se o japão entra em recesão novamente ,os 1 que eles vão demitir serão os extrangeiros pois os nihondes ,são orgulhosos eu ,sou filho de japonês o meu avô era ainu para quem não saiba indios japonesês , tem cada japonesa linda decendete ainu eu acho muito bonitas , quem quiser conhecer esta raça é so ir na provincia hokkaido! eu sou japa indio bem como as loiras gostam morenos ! nao sei se as morenas gosta de morenos... mais minha esposa aleman é loira alta de blumenauu linda ela filha alemao fala alemao e inglês , nem por isto ela quer morar na alemanha ,então queridos amigos so porque falamos inglês ou alemão ou indioma japonês , não se confunda nosso lugar é o brasil! não podemos perder as nossas origens seja vc negro ou branco ou loiro ou ruivo ou moreno ou pardo seja feliz e seja um povo brasileiro , olha o brasil ta bom hem so vc lutar um abraço para marilia região morei dois anos ai hj moro em florianopolis sc xau xau um abraço carinhoso pros brasileiros vencedores !

    ResponderExcluir
  150. Eu entendo vc, mas temos que estar onde nos sentimos felizes!Parabens aos brasileiros que sao vitoriosos onde quer que estejam, !!!

    ResponderExcluir
  151. uma coisa eu tenho Certeza do Jeito que o Brasil esta,melhor é voltar para o Japão,mesmo com pouco sanguio ,e la temos mas Segurança ja fui assaltado 10 vezes em 2 anos,fora meus filhos que também ja foram até ameaçados de sequestro isto por que to na pindaiba umagine se tive muito dinheiro,e mais sou Brasa mas Japa de coração. Deus abençõe Todos.

    ResponderExcluir
  152. imagine só moro em uma Capital, mas aqui e uma epidemia de Dengue, muitos buracos na Rua,agua da torneira suja,no shoping mal atendimento,escolas abandonadas sem merenda,para meus filhos,os politico fazem fila para ver quem rouba mais. ,IPTU caro,as coisa no preço alto,aqui eu so perco dinheiro la no japão mesmo gahando pouco não coro estes riscos.da para ficar Feliz em Pais como o BRASIL.

    ResponderExcluir
  153. Mas gentem, vcs acham o Brasil ruim pq estao obcecados pelo japao,rsrs pare um pouco de pensar no japao que tudo melhora, olha quando eu fui a primeira vez ao nihon, quando cheguei lá eu achei aquilo tudo horrivel,vi hatake, vi aquelas casas antigas achei aquilo tudo sem graça e feio, e quando eu entrei no meu apato, meu deus quase morri, tudo apertado rsrs...fiquei chorando 1 mes quase entrei em depressao, eu falava aqui é tudo cinza nao tem cor, quero voltar ao brasil. mas depois me acostumei, entao o problema é a falta de costume
    A mesma coisa aconteceu quando peguei essa ajuda e voltei para o Brasil,achei o Brasil horrivel, vi aquelas pessoas mal vestidas, o povo gritando nas ruas rsrs, os carros caindo aos pedaços e mesmo assim andando nas ruas, rs
    agora ja me acostumei com o brasil eu moro em Sao Jose dos Campos,aqui é uma cidade muito boa, tbm ja fui assaltada ,mas isso é rotina em qualquer lugar do brasil, mas no japao tbem ja fui assaltada ou melhor roubada por um japones safado!! pra vcs verem é raro ser roubada por um japones, mas gente mal carater tem em todos os lugares do mundo!!rsrs
    boa sorte a todos..

    ResponderExcluir
  154. Oi se cada mês tem 4 Sabados e 4 Domingos,e falta so 10 meses para gente voltar temos um total de 40 Sabados e 40 Domingos apenas isto é MARAVILHOSO.

    ResponderExcluir
  155. Eita anonimo, nem fala isso, já tem gente contando dias, e segundos para essa esperada volta, comprar coquetel, estudar japones, fazer planejamento, juntar documentação, ligar para velhos amigos para reestabelecer as amizades niponicas, não vamos ficar parados, todos vão precisar de um mimoto hoshonin aqui ou uma carta convite, se mexam, por favor. Pensem no penoso visto.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  156. E como diz o poeta:

    O avião que te levou pra longe, deixou pra tras teu riso jovem.
    Tentando te mostrar o caminho da transformação... (autor desconhecido).

    Olá pessoas!!!alguns dias sem passar por aqui,mas ok! de volta para o mundo dos anônimos.As vezes me faz lembrar do programa de rádio,que minha mãe ouvia,quando eu era criança,eram tantos anônimos ou anônimas.
    Acho muito saudável estas avaliações de lugares bélos ou mais adequados para se viver,porem o que posso dizer é que Brasil,jamais será sombra do Japão e Japão jamais sera sombra do Brasil, mesmo que um empobreça e outro enriqueça.Pois existe a riqueza de valores pessoais e cultura e a riqueza pobre que é apenas a do dinheiro.Dia destes estive em Florianópolis,(Palhoça).Realmente a ilha é muito bonita,as pessoas tambem,porem os mesmos problêmas que temos em São Paulo,já se manifestam no sul.O homem é o ser vivo que mais facilidades tem de se adaptar a novos lugares,diferente de outras espécies.E tem esta facilidade por possuir inteligência.Vivemos em dias dificeis e complicados não adianta mudar de bairro,cidade,país se não mudarmos nossas atitudes.Quem não consegue estar bem consigo mesmo jamais estara feliz sêja em Tokyo ou Copacabana.Ja foi dito aqui,que não devemos nos arrepender de ter pego "ajuda" que esta talvez tenha sido a melhor opção naquele momento e eu sei bem disto.Foi uma opção errada,pode ter siso sim,mas sei de muitos que chegaram a estourar cartão de crédito para voltar,abandonando carro e apato.Estes quando voltarem ao Japão,estarão com restrições em seus nomes alem de terem deixado péssima impressão.Sendo assim não devemos se abater pois ninguem aqui cometeu nenhum crime,quem cometeu crime foi os engravatados de Wall Street,que derrubaram o sistema americano,levando o Japão, junto.George Bush,sabia de todo o risco e para onde a economia americana seguia,porem não podia se mover por não ter pago seus patrocinadores da guerra contra o Iraque.Ele tambem sabia que já iria entregar o país ao Sr. Obama, não tendo que responder pelas desmazelas do sistema financeiro em seu governo.O lugar para ser feliz não é na Alemanha,Brasil ou Japão.O lugar para ser feliz só você pode responder.Daqui a pouco todos já poderão voltar,pessoal tenham um pouco de calma de fé.Posso apenas alertar que:
    1-Para pessoas comuns sem tantas qualificações,assim como eu sou,esqueça a história de fazer dinheiro o lugar de fazer dinheiro vai ser no Brasil mesmo.
    2-Fujam de regiões que eram conhecidas como comunidades latinas,assim tambem como industria automobilistica.
    3-Pessoal,tentem tambem pensar em suas vidas daqui a 20 anos.Sei que o futuro a Deus,pertence.Mas mesmo a maioria das pessoas aqui sendo bem jovens*rs* haverá um dia que a vida cobrará,dia este que nossos musculos já não serão tão fortes.
    4-Não nos levemos pela emoção.Tenho um primo que está temporariamente em Bali,prefere ir para lá que vir ao Brasil,suportou no Japão as duas crises.Ele quer terminar os seus dias perto do mar,sol e meditação.E nós?já paramos para pensar aonde e como queremos terminar nossas jornadas?
    5-Não adianta querer voltar sem primeiro saber para aonde ir.Quando morei no Japão as vezes ia a Tokyo passear,não sabia direito para aonde ir,mas sabia para aonde voltar no domingo a tarde.

    (continua)

    ResponderExcluir
  157. Devemos ser mais justos com nós mesmos.O pior já passou como dito acima são mais dez meses.Sei o quanto é dificíl,mas posso dizer que conheço pessoas que estarão retornando ao Japão agora em setembro,não por ser o momento ideal mas apenas para não perderem a validade do re-entry,pois ao contrário iriam permanecer por aqui por mais este ano.Não adianta desesperar,chorar se deprimir.Devemos nos atentar que estes ultimos meses deveriamos tratar de ser mais felizes sorrir,se soltar sermos mais leves.Imaginem passar estes últimos meses amargos sofrendo e quando chegarmos no Japão as coisas não estarem tão boas e entrarmos em outra fase de depressão por não ter tido muitas mudanças?Pessoal não vale sofrer,não vale se deprimir vamos ser confiantes planejar sorrir,ir a Florianopolis dar risada do sotaque de português que é comum por lá...enfim vamos saber aguardar sem se desesperar,inclue não querer burlar as regras do retôrno.Olha desêjo o melhor para todos nós aqui.Se as coisas estiverem dificeis não se exitem em pegar um emprêgo que pague o que parece ser pouco,tive um funcionário que ficou comigo 10 meses,ao ir embora levou quase 2,000 Reais,entre direitos& proporcionais etc.Imagine assim daqui um anos,este emprego que paga pouco poderá muito bem já salvar a passagem de retorno.Felicidades a todos!!!!

    ResponderExcluir
  158. Noticias de ultima hora consultei uma agência no Japan,segundo as informações que estão falando que o visto só será liberado em 5 anos agora não sei se é 2017 ou 2015,então fomos enganados mesmo e agora o que devemos fazer,esta ag~encia é confiavel.

    ResponderExcluir
  159. gostaria de pedir ao shigoto.com se é veridico esta informação de que só daqui a 5 anos,porque esta noticia esta sendo veiculada lá no Nihon,e agente fica sem saber o que fazer.grato

    ResponderExcluir
  160. onde vcs tiveram essas informacoes???

    ResponderExcluir
  161. Eu fiz umas ligacoes e andei olhando na Ipc digital...nao ha nada a respeito dessa noticia!

    ResponderExcluir
  162. Olá pessoal, eu lhi isso aqui agorinha e confesso que levei um susto.
    Liguei na embaixada do Japão e no escritorio consular do rRecife, eles disseram que não tem nenhuma informação sobre isso.
    Mas hoje a noite eu vou ligar no Japão para saber disso direitinho e aviso a todos aqui.
    Anonimo, obrigado pela noticia, se for veridica, sera realmente um tiro no pé, caraca, estavamos contando os dias para isso passar logo. Me aguardem por favor.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  163. Se for realmente verdade, agora que o povo pira de vez!!! tomara que seje boato..

    ResponderExcluir
  164. mas que site vcs acharam essa noticia?estou procurando e nada...qual eh o nome da agencia que falou isso???

    ResponderExcluir
  165. Terminei a pouco de consultar meus contatos,que inclusive inclue um tradutor no Hello work.A resposta que obtive foi de desconhecimento e estranheza total a esta reconsideração do tempo estipulado anteriormente para o retorno.Absolutamente sem procedencia ou reconhecimento algum por parte dos quais eu consultei.Sinceramente não acredito.Aliás algum tempo atrás apareceu um post aqui que me rendeu até algumas critícas pela minha resposta"post do imperador",diziam o imperador em abril,iria majestosamente direcionar os olhos aos que regressaram com a "ajuda" e reconsideraria o tempo imposto a todos.Pois bem o único imperador que ouvi falar neste tempo foi o Adriano,jogador de futebol que voltou ao Brasil e já se machucou lá no Corinthians.Sempre posto aqui,assinando e esporadicamente disponho meu e-mail yantv@hotmail.com para esclarecimentos ou eventuais dúvidas.Me estranha uma pessoa postar esta novidade aqui e não se identificar não se dispor para contato.Francamente,quando penso que os fantasmas se foram,lá estão as correntes se arrastando.

    ResponderExcluir
  166. Obrigada Yan!rs...Eu tbm consultei um amigo do Hello Work e alem da minha familia,ninguem sabia da tal noticia,mas fiquei com pulga atras da orelha e nem dormi direito!
    Ooo..brincadeira de mal gosto!
    Mel

    ResponderExcluir
  167. Bom dia a todos

    Não se preocupem, podem continuar contando dez meses.
    Ontem a noite, contactei uma hellowork e eles comentaram que não tem nada disso sendo comentado e que esse periodo de 3 anos já estava sendo muito criticado, não só aqui mas pelos parentes dos que voltaram de lá que ainda estao no Japão, e que se fizesem isso, ia ser bem complicado aceitar essa decisão, desse modo, eu acho que a agencia deve ter feito alguma confusão, então abril de 2012, permanence a data de retorno. Eu até perguntei se quem pegou ajuda no finalde 2009 poderia continuar tirando em abril, eles informaram que todos poderiam independente da data que pegaram "ajuda", eu fiz contato com a embaixada de Brasilia ontem a tarde, e eles diseram bem seco, "não recebemos comentarios nenhum sobre isso Sr. Cori" (daquele jeeeeito).
    Bom nós esperamos mesmo que todos que que pegaram essa "ajuda" voltem em abril de 2012, mas o governo japones tem o poder da decisao, se uma hora dessas surgir uma noticias vindo deles que não poderão mais tirar o visto, nós pobres mortais poderemos ate ficar chateados, indignados, mas não pdoeremos fazer muito alem de reclamar, mas no minimo, eles teriam uma explicação à dar. Enquanto isso não vamos sofrer antecipados, vamos pensar positivo e contar com a volta o mais rapidamente possivel.
    Abraços a todos

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  168. Yan, Mel, Anonimos, bom dia

    Realmente esss noticias assim, apesar de não parecerem nada certeirasa, elas nos deixam de cabelo em pé, agora se isso fosse verdade, eu não sei o que seria de muitos aqui, pois tem algumas pesoas que estão no Brasil apenas esperadno o tempo passar e estao contando essa volta em abril como certa. Algo diferente disso, já abalaria psicologiamente a pessoa, sem falar em outras consequencias.
    Sorte a todos nós

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  169. Yan, obrigado pela sua contribuição de sempre, voce ajuda e muito se antecipa nas respostas e informa tdo mundo aqui com respostas precisas e com base. Aos anonimos, obrigado pela tempestividade e mesmo esses post que nos deixam de cabelo em pé, é bom, pois a gente morre de medo e sai correndo em busca de informação, acabamos aprendendo um pouco mais.
    Agora a pouco o tradutor chegou a qui na agencia e trouxe na mão um koseki tohon de Fukushima-ken. Explico...
    Só para se ter uma noção do que isso significa, desde o inicio do terremoto/tsunami/crise nuclear que nao poderiamos pedir koseki em fukushima-ken, pois a prefeitura estava sem documentos para emitir, ate os correios do Braisl bloquearam por duas semanas correspondencias direcianadas para Fukushima, pois eles não saberiam se chegaria, e hoje 01 de junho de 2011, chegou oprimeiro kosseki pedido a mais de 45 dias, isso é um sinal de recuperação, e tem bastante significado.
    *O koseki tohon, é um tidpo de certidão de nasicmento, casamento e divorcio, tudo junto, para quem ainda não sabe. E sem ele é imposivel tirar o visto japones, só para explicar.
    Sorte para todos

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  170. Bom saber, porque o meu kosseki tohon e de fukushima-ken!rs...
    Mel

    ResponderExcluir
  171. Boa noite para todos,acompanho este site pois tenho varios amigos nessa situacao.Moro e trabalho em shizuoka,posso dizer que a situacao atual nao e das melhores mas economizando da para levar de boa.Na regiao,onde tem zagyo sao as fabricas de lampadas LED,ar condicionado e em breve as fabricas que fazem paineis solares que vao estar bastante ISOGASHII,pois o governo esta dando bastante incentivo as casas que instalarem,eu tambem acabei de colocar na minha.Agora fabrica de carro esta ruim por enquanto,pois esta faltando pecas mas quando normalizar acho que tambem vai estar ISOGASHII,pois esta faltando carro zero!Enfim quando o prazo da volta chegar,acho que todos terao trabalho,por isso estudem o 日本語 e aprendam escrever o カタガナe o ひらがな.ABRACOS a todos! Ricardo

    ResponderExcluir
  172. Ricardo, voce sabe que o que voce fez e bom pra todos nós.
    Conseguir noticias confiaveis assi e dificil e acredite, eu acreito nas suas palavras, pois voce vivencia o dia a dia no Japão e esta passando a situação real, que suas palavras se tornem fatos.

    Abracos e seja bem vindo.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  173. Nossa shigoto que boa noticia sobre o koseki, pois o meu é de Fukushima tbm, eu pedi meu koseki no começo de março dai deu essa tragedia, falaram que a prefeitura tava toda parada que ia demorar, sera que o meu vai chegar tbm??

    ResponderExcluir
  174. Oi Anonimo, tudo bem?
    Sobre o koseki, e interessante mesmo saber, por isso eu publiquei aqui.
    Se você pediu em março eu não sei se antes ou depois da tragédia, se foi antes eu aconselho que você peça novamente pois se o seu pedido estava lá tem chance que ele tenha sido destruído, mas se foi depois da confusão toda, eu aconselho que você tenha um pouco mais de paciência e ele virá, acredita anônimo, que eles mandaram junto uma cartinha com pedido de desculpas por ter domorado tanto, como se a culpa fosse deles? Mó preocupação.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  175. ai Vai quem Falou dos 5 anos a LIMITUR DE TOYOHASHI-SHI Sr.a OK confirmem com ela á ela que me informou ok estou passando aquilo que falaram ok. by.

    ResponderExcluir
  176. por favor não vão pirar por que não foi so um que pegou a ajuda nos somos muitos e nos todos unidos poderemos reverter esta situação,é melhor não ficar de bla bla e se organizar a noticia é veridica.

    ResponderExcluir
  177. Bom Dia!!!
    Acabei de ligar para a Limitur e nao me deram essa informacao.Disseram desconhecer a informacao de 5 anos para a volta!
    Bye
    Mel

    ResponderExcluir
  178. Anonimo, bom dia

    Eu prefiro acreditar no que disse a Hellowork, e na embaixada, por vi das dúvidas, precisaria de um motivo muito forte para tomarem essa decisão.
    Abraço a você

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  179. Eu vejo direto o que vocês escrevem aqui e tem um monte de gente que escreve coisa séria mas tem um pessoal que parece que vem so pra tumutuar parece que naum vê que ta todo mundo aflito e acaba de ferrar a vida dagente, shigoto brigadu ai. Me tira uma duvida, se eu pedir o koseki agora ele vale so um 3 mes mesmo?
    Yuji

    ResponderExcluir
  180. OLHA GENTE,VOU FALAR UMA COISA HEIN!TEM GENTE QUE...SEI LÁ,DEIXA PRA LA VIU!
    VCS NEM UMAGINAM COMO FIQUEI QUANDO VI ESSA NOTICIA QUE SÓ PODERIAMOS VOLTAR LA PELO ANO DE 2015 OU 2017,QUASE TIVE UM TRECO!
    PÔ GENTE,PELO AMOR DE DEUS,SE FOR PRA COLOCAR NOTICIAS SEM FUNDAMENTO NÃO POE CARAMBA!
    AGORA SE VC ESTIVER BRINCANDO COM OS SONHOS DAS PESSOAS PELO AMOR DE DEUS NE?
    ANTES DE ALGUEM MEXER COM OS SENTIMENTOS DE ALGUEM LEMBRE-SE,ISSO COM CERTEZA IRA VOLTAR PRA VC TB!
    ENTENDAM UMA COISA,VCS NAO ESTAM MEXENDO COM QUALQUER PESSOA,ESTAO MEXENDO COM PESSOAS QUE TRAMPAVAM É MUITO LA NO NIHON,SENDO QUE PASSAMOS POUCAS E BOAS NESSA TERRA QUE TANTO AMO,NAO FOI 6 MESES NAO GENTE,FORAM 14 ANOS DE VIVENCIA LÁ,POR UM MOTIVO DE NAO TER COMO EXPLICAR PEGAMOS A AJUDA NÃO PRA FUGIR NAO,MAIS PELO FATO NA EPOCA NAO TERMOS SAIDA,POIS ESTAVAMOS SEM SERVIÇO,SEM RUMO E ACHANDO QUE VOLTANDO Á ESSE PAIS QUE NASCEMOS PODERIAMOS TER PELO MENOS SER RECONHECIDO PELO NOSSO GOVERNO,´´POIS MANDAMOS RIOS DE DINHEIRO PRA ELES´´PRA QUE TIVESSEMOS UM SUPORTE MELHOR NO ``NOSSO´´ PAIS.
    MAIS COMO O BRASIL É BRASIL NAO TIVEMOS MERDA NENHUMA DELES.
    PODEM ESTAR AI PENSANDO UM MONTE DE COISAS DE MIM,NAO ME IMPORTA,POIS SEI MUITO BEM O QUE ESTOU FALANDO.
    LA´NO NIHON POSSO ATE SER DISCRIMINADO POR SER ESTRANGEIRO MAIS PODE TER CERTEZA QUE SOU MAIS DISCRIMINADO AQUI NO ``MEU PAIS´´POIS LA PELO MENOS ERA TRATADO COMO GENTE,GOSTANDO ELES OU NAO DE MIM ERA TRATADO COMO GENTE,SE EU QUISESSE ME TORNADO CHAIN ERA SÓ EU TOMAR VERGONHA NA CARA E ESTUDAR PRA ISSO,MAIS NAO O FIZ.ACONTEÇA O QUE ACONTECER,E VOU VOLTAR,DIZEM QUE O NIHON ESTA AFUNDANDO,RS EU AFUNDAREI JUNTO...
    VALEU SHIGOTO PELO ESFORÇO DE VCS POR SEMPRE ESTAR NOS ORIENTANDO E NOS INFORMANDO,VALEU YAN POR SEMPRE ESTAR TIRANDO AS NOSSAS DUVIDAS AQUI NESSE POST,VALEU A TODOS QUE DE UMA FORMA OU DE OUTRA ENTRAM AQUI SÓ PRA AJUDAR A PASSARMOS PELO MENOS ESSES 10 MESES QUE NÓS RESTAM AQUI.
    DESCULPEM PELO DESABAFO,SOU ASSIM MESMO.

    ResponderExcluir
  181. Eu ia me manifestar sobre esta questão,mas o TAI já disse tudo,não tem nem mais o que ser dito depois do que ele escreveu.Parabens TAI!!!

    Mudando de assunto -1

    Jane disse:
    31 de maio de 2011 às 8:12 pm Excelente notícia. A Komatsu esta isogashi. Depois de ter dispensado mais de 300 funcionários de uma de suas unidades, a empresa passa apertado para dar conta da produção, com falta de mão de obra brasileira e peruana. Eles querem só pessoas para serem seishain e por indicação. Em fases como esta o serviço é bicho feio, quem esta empregado não quer pegar. O contrato dos chineses tem vencido e não tem renovado, enviando todos os chineses para seu país, por não terem gostado da mão de obra deles

    Mudando de assunto-2

    Toyota deve normalizar produção a partir de junho,
    A Toyota informou ontem (27) que a sua produção no Japão em abril chegou em 53.823 unidades, com queda de 78,4% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Segundo o website do jornal Asahi, a produção marcou o menor indice desde 1976, representando pela primeira vez uma produção mensal inferior a 100 mil unidades.

    Devido ao terremoto nas regiões de Tohoku e Kanto, a montadora suspendeu a produção até 17 de abril por falta de fornecimento de autopeças dos fabricantes das regiões atingidas. Após retorno de produção, a taxa de operação foi mantida em 50%.

    A Toyota deve normalizar sua operação em até 90% em junho, com prioridades aos modelos sem problemas com fornecimento de peças. Está previsto a operação máxima em setembro e de normalização da produção em novembro.

    ResponderExcluir
  182. Mudando de assunto 3 (parafraseando YAN)

    Se a Toyota voltar esta rodução e as nossas previsões se concretizarem, (melhora da oferta de trabalho, falta de mao de obra capacitada), não vejo porque não liberarem o visto mesmo que antes de abril de 2012, espero que tenhamos sorte, muita sorte.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  183. Yan..onde eh essa Komatsu???

    ResponderExcluir
  184. Bom dia a todos!Lendo os posts lembrei quando estava no brasil,por problemas pessoais tive que ficar um bom tempo sem voltar ao japao .Foram longos anos que tentei ficar na minha patria,tentei de tudo de patrao a empregado mas nada dava certo.Estava ate com vergonha de pedir novamente dinheiro empretado a parentes,ate que em fevereiro de 2000 resolvi voltar ao japao.Foi doloroso deixar a mulher e os filhos,mas foi um alivio quando ouvi IRASHAI MASSE novamente.Rezumindo em um ano trouxe a familia e no ano seguinte conseguimos pagar todas as nossas dividas.Mas tudo foi um aprendizado,uma fase,fase esta que todos voces vao passar!ABRACOS!ricardo

    ResponderExcluir
  185. e ai galera agora vou passar o email da Limitur para voce é limitur de Toyohashi-shi é limitur@infonia.ne.jp,por favor se informe sobre a data do retorno ok estou falando a verdade. ok.

    ResponderExcluir
  186. e mais eu jamais iria brincar com voces que estão no site uma vez que eu tambem não vejo a hora de voltar não fiquem nervosos comigo apenas estou alertando das noticias que estão correndo no Japan agora presizamos ver se é verdade eu estou no BRASIL tambem igual a voces que estão criticando ou achando que eu estou mentindo so que temos que ser realista e ver a verdade ou descobrila ok grato.

    ResponderExcluir
  187. Yuji, boa noite

    Desculpe a demora hoje não deu tmepo de lhe responder.
    O koseki tohon, após emitido pela prefeitura da provincia no Japão, tem validade de um ano no Brasil para tirar o visto japones.
    Qualquer duvida, estou a disposição.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  188. Para o anonimo que insite na noticia de 5 anos.
    Eu acho que se fosse realmente verdade,os consulados,hello work..ja saberiam da noticia nao acha!Nossos parentes ja haveriam ligado desesperados com o aumento do prazo...Entao relaxa que pode ser que a pessoa tenha se equivocado.

    ResponderExcluir
  189. Bom deixando as más notícias de lado um pouco...
    Hoje de manha recebi uma ligacaa de um rapax que esta em aichi, que lá tem auto peçlas voltanod aprodução, ele estava trabalhando dois dias por semana (...), aumentou pra quatro, ele falou que a empreiteira nem estava cobrando aluguel deles e ate ficou feliz quando o tantousha disse que se preparasse que ia começar a cobrar aluguel, pois ai ele viu que vai começar a produzir, me animei, espero que tu se resolva rápido.

    Shigoto.com Agencia de Turismo

    ResponderExcluir
  190. tou vendo tv brazil new holand direto serra dourada vamos Neymar ganhar

    ResponderExcluir
  191. ola fiquei assustada com a noticia do anonimo sobre o prazo dos 5 anos e pedi ao meu marido para perguntar diretamente na hello work la de aichi ,la eles informaram que o prazo esta indefinido,nao ha data certa para nada ainda,mas pode ser sim que se prolongue esse tempo,fiquei desanimada pois tb pedi a ajuda e quero voltar,mas rezemos para as coisas darem certo e daqui a 10 meses voltemos mesmo...forca gente...ass.bel

    ResponderExcluir
  192. Olá pessoal!!
    Estes dias tenho conversado com as pessoas conhecidas e nenhum deles ouviram dizer algo em relação a mudança no prazo de retorno.
    Ouvi de um amigo algo muito interessante que foi isto:
    _ Yan,observe que o numero de pessoas que pegaram a ajuda não foi tão grande aliás na verdade foram uma minoria. O próprio governo,acabou eliminando esta "ajuda",por ter sido uma ação meio que fracassada,pois não foi bem-vinda alem de terem recebido muitas criticas de ONGS e imprensa.
    Se os problemas fossem os "ajudados" estava ótimo,pois simplesmente o governo criaria uma regra que estes poderiam voltar antes ou não poderiam mais voltar e ponto final.Na verdade o problêma é de fazer a indústria a máquina Japão,funcionar de modo satisfatório quem vai operar esta máquina é apenas um detalhe pois eles não são bobos e sabem muito bem que o país esta envelhecendo ano após ano e que mesmo com todos defeitos quem mais responde as expectativas são os brasileiros.
    Pessoal,eu observo da seguinte maneira,aqueles programas de estagiarios para filipinos,chineses,não funcionou e nunca vai funcionar.Empregadores terceirizados agindo de má fé,contratavam estes asiáticos,ancorados na lêi do "estágio,intercãmbio",mas na verdade as coisas eram distorcidas,pois o coitado do chinês saia da china pensando que iria aprender funções técnicas mas acabava sendo um operário braçal comum e para ser operário comum,a própia China,tem estas vagas.Ganha mais????no Japão????sim ganham 4,000Yenes por dia.Mas descontando tributos,seguro,aluguel,comida,este valor vai para 1,800~2,000 dia.Muitos destes sairam da China,Filipinas,Indonésia,com a promessa que depois de 1 ou 2 anos regressando aos seus paises teriam emprego em empresas japonêsas,porem a grande maioria não teve este retorno.Imagine você soldar o dia inteiro ganhando 500Y a hora! será que eles trabalham com afinco e seriedade como os brasileiros???claro que não,fazem male má o que tem para fazer e acabou,pois a regra do barato sai caro,é válida em todos seguimentos da vida.
    Pessoalmente eu creio que vai chegar abril de 2012 e as portas estarão abertas.Mas se quiserem ampliar o prazo,do fundo do meu coração lamento por todos aqui e ao mesmo tempo vêjo como o fim de uma propósta de uma possibilidade e tambem gostaria que cada um virasse esta página sem sofrimentos.Aqueles que dependem ainda do Japão,para poder viver tentem aceitar a nova realidade e seguir em frente dentro de outras possibilidades já aqueles que tem o Japão como um lugar ideal para viverem segurança,organização que possam tambem ver e descobrir outros destinos,Canáda,Australia,Inglaterra.Vamos estar atentos e confiantes pois o tempo passará rapido.Abçs.

    ResponderExcluir
  193. kani-shi okasaki-shi tojo-cho hiroshima ken hokkaido sapporo new york new zeland uhu uhu brasil país de pobres

    ResponderExcluir
  194. Aqui no kaisha, o tantousha disse que a imigracao informou que em fevereiro ja pode pedir elegibilidade para quem vem pra ca e nao vi ninguem dizer de 5 anos e nem nunca mais, eu ate pedi o kesseki tohun para mandar pro brazil ja, e estou acreditando nisso sim pois aqui no japao se fala disso desse jeito, masse for meverereio marco ou aril pra mim tanto faz, pois minha familia vem pra ca ano que vem e estou esperancoso, leio aqui os comentarios de voces e isso em fortalece, mas como dissr o yuji, tem um povinho que parece que tem inveja, esse ai de cima escreveu so m... o shigo esclui esse cara dai, brasil e pobre mas e nossa terra.

    ResponderExcluir
  195. Alberto Isao!PRESTE ANTENÇAO BRASIL NUNCA SERA POTENCIA ITALIA CITOU PAÍS ACEITA SAFADO CRIMINOSOS MAIS FACIL JAPAO SE RECONTRUIR DO TSUNAMI EM 2 ANOS D QUE BRASIL FICA ESTADIO PRONTO PARA RECEBER A COPA DO MUNDO 2014 ANTE JULGAR AS PESSOAS

    ResponderExcluir
  196. O Brasil nao eh um pais Pobre, eh um pais que nao da OPORTUNIDADE para o Povo!
    Nao eh um pais de todos e sim de quem tem $$ ou Conchavo!!!Realmente so tem safado aki,mas no Japao nao so tem santo nao, ta ai a Usina de Fukushima para provar,so mentiram para o Povo e no final tiveram que ir a Tv para pedir desculpas.
    Mel

    ResponderExcluir
  197. NEYMAR VAI DAR TITULO DA LIBERTADORES E O SANTOS BARCELONA VAO DISPULTAR MUNDIAL CLUBE EM YOKOHAMA UHUUUUUUUUUUUUUUU

    ResponderExcluir
  198. (jean mascaranhas) olha fiquei sabendo por um amigo ce uma empreiteira ou até mesmo agencia te gerenciar e encaminhar pro consullado dizendo que ira emprego estadia para viver lugar ferente apartamento sim o porque não isto estava no determinado que muitos não sabem e ficam ai medo de procurar agencia e empreiteira quem trabalhou la em alguma empreitera foi so um todos trabalharam entao ligue na empreiteira do japão e pedi a eles carta pra comprovar consul pq niguem merece fica assim sao todos decendentes tem direito tenho moro em honjo saitama estou vendo aki empreiteira para traser meu irmao cacula de 18 anos abraços qualquer coisa dele entrar aki posto novamente

    ResponderExcluir